Resenha: A Lista

Título Original: The List (Cedido pela Editora)
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 384
Ano: 2015
Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.



Kitty Logan é uma jornalista a beira do precipício. Depois de publicar uma matéria sem as devidas precauções, ela acusa Colin Maguire de abuso em rede nacional, e sua vida vira de pernas para o ar. Ele é processada e perde a causa na justiça, agora todos falam de sua conduta e se não bastasse isso, quase todas as noites ela encontra um presente nada agradável na porta do seu apartamento. Em meio a toda essa turbulência, ainda tem que conviver com a inevitável morte de sua chefe e amiga Constance, o seu porto seguro profissional.

"Alguns dizem que não devemos agir com base em nossos medos, mas, se não houver medo, onde estará o desafio? Muitas vezes, foi com medo que realizei o melhor do meu trabalho, porque o abracei e desafiei a mim mesma." p.14

Katherine Logan mudou muito depois que ganhou espaço na TV através do programa Thirty Minutes. A vontade que lhe movia passou a ter outra visão e aos poucos, Kitty foi se transformando em alguém individualista e que não escrevia mais com a mesma paixão de antes, querendo mostrar muito mais que matérias sensacionalistas.

Com a revista Etcetera querendo homenagear a sua criadora, Kitty resolve publicar uma matéria que Constance sempre quis mas não teve a oportunidade. Com apenas uma lista de 100 nomes na mão, ela teria que descobrir o que Constance tinha para transmitir através desses nomes. E assim, Kitty começa a sua jornada, lutando contra o tempo e fazendo o possível para manter o seu único emprego em mãos.


A Lista é um livro encantador! Faz o leitor adquirir várias perspectivas ao longo da leitura. As diversas histórias narradas por mais "simples" que pareça ser, traz o seu brilho e o seu próprio caminho. é impossível não se envolver em pelo menos uma das histórias. Com as histórias que vai ouvindo, Kitty vai percebendo o quanto havia mudado e passa a enxergar pela forma que Constance a enxergava.

Além da vida profissional, a vida sentimental de Kitty não era uma MARAVILHA! Tirando Steve, com quem tem um relacionamento totalmente complicado (você percebe logo de cara), ela tem um dedo podre para o cromossomo X. Algumas vezes é possível até ri da situação em que ela se coloca.

Com uma protagonista cheia de defeitos mas impossível de não amar, a trama nos momentos finais vai se desenrolando rápido demais para que o leitor aprecie cada momento. Esse é o primeiro livro da Cecelia Ahern que leio, e posso dizer que foi uma leitura bem gotosa. Com pitadas de humor, drama e romance A Lista consegue transmitir valores distintos e explicar o leque de possibilidades que a própria narrativa mostrou.

"Todo individuo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar." p.373



8 comentários

  1. Olá Tâmara,
    Eu só li um livro da Cecelia até então e eu o adorei. Ganhei esse livro, "A Lista", num sorteio no skoob e fiquei muito feliz com sua resenha, assim pude conhecer um pouco da história. Tenho a sensação de que vou gostar. Fiquei com vontade de conhecer um pouco mais de Katherine.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamiris, gostei da experiência em conhecer a autora com esse livro, a história é realmente envolvente.
      Bjim,
      Tammy

      Excluir
  2. Oi Tammy, adorei a sua resenha. Ainda não li esse livro da Cecelia, e essa história parece bem interessante e envolvente. Valeu pela dica!

    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tenho certeza que você irá gostar tanto quanto eu dessa linda história.
      Bjim,
      Tammy

      Excluir
  3. Adorei a resenha. Adoro protagonistas cheia de defeitos e complicadas, parecem mais com o real quando entramos nesse mundo dos livros. Super curiosa para saber o que acontece com os nomes da lista.

    Beijos, El.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá El. Tenho certeza que irá gostar do final dessa história. Kitty é realmente uma protagonista cativante com toda a sua confusão.
      Bjim,
      Tammy

      Excluir
  4. Sempre falam ótimas coisas sobre os livros da Cecelia. Tentei ler uma vez PS Eu Te Amo, mas o leitura não fluiu. Sobre a Lista, a resenha despertou a minha curiosidade para saber como será que esse desfecho acontecerá. Parabéns pela resenha.

    Abraço, Tammy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luka, se eu fosse você daria uma oportunidade para essa obra. Vai que o segundo contato seja melhor que o primeiro.
      Qualquer coisa, deixa o seu comentário sobre o que achou da leitura, vamos esperar, hein!
      Bjim,
      Tammy

      Excluir