Resenha: Assassinatos na rua Morgue

Título original: Murder in the rue Morgue end other stories 
Autor: Edgar Allan Poe 
Editora: L & PM 
Páginas: 160 
Ano Lançamento: 2010
Sinopse: O personagem central deste conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, poderia ser Sherlock Holmes e o narrador poderia ser o Dr. Watson. O fascinante personagem de Poe, através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue. Meio século depois, Conan Doyle tomou emprestada a alma de Dupin para criar seu Sherlock. A partir daí o gênero caiu no gosto do público e os grandes personagens se multiplicaram. 


Análise: 

O livro reúne alguns contos de Poe e esse pequeno livro mostra o indiscutível talento de Edgar Alla Poe e todo o universo do suspense e mistério. O principal conto é o qual leva o titulo do livro, uma história de suspense do qual mãe e filha são assassinadas brutalmente em uma casa na rua Morgue. A policia e alguns detetives investigaram e não chegaram a lugar nenhum. 

Assassinatos na rua Morgue foi publicado pela primeira vez em 1841 e nesta edição que a editora L & PM lançou, podemos conhecer um pouco sobre Edgar. O livro é edição de bolso e mesmo assim é de uma excelente qualidade, livro muito bem diagramado. 

Antes mesmo de apresentar a obra, vale ressaltar que Poe foi inspiração para outros grandes autores mundiais como Conan Doyle e até mesmo Aghata Christie. A obra é dividida em outros contos dos quais: O demônio da perversidade, Hop – Frog ou os oito orangotangos acorrentados, Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar, e etc. Alguns desses contos são muitos sombrios e misteriosos, a partir dos contos menores conhecemos ainda mais a essência da escrita de Poe, sendo bem refinado e detalhista, outro ponto em questão são as tramas muito bem desenvolvidas, sendo que o leitor só vai encontrar a solução nas últimas páginas. 

Para todos os leitores e amantes de romances policiais esse é o livro que super recomendo para se ler, já os que tem curiosidade em ler romances policiais e conhecer todo esse universo, esse é o livro que vocês devem iniciar. Na rede social Skoob o livro recebeu avaliação de 4.0


Nenhum comentário :

Postar um comentário