Resenha: As cem melhores crônicas Brasileiras

Título: As cem melhores crônicas Brasileiras 
Autor: Vários autores 
Editora: Objetiva 
Páginas: 356 
Ano Lançamento: 2007

Sinopse: As Cem Melhores Crônicas Brasileiras - A crônica não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz literatura também. Textos feitos para o momento e que, pela qualidade, vão ficar para sempre. Eis o breque deste livro. As cem crônicas e os 62 autores que tornaram um gênero, chamado ora de menor, ora de literatura de bermuda, numa sucessão interminável de grandes clássicos e de referência de bons momentos em nossa língua. Ela não discursa, não tem empáfia nem o compromisso de informar o que está acontecendo. Está no jornal, mas não ocupa espaço de notícia. Abusa da liberdade e quer distância da solenidade. Está no detalhe, no mínimo, no escondido, nas banalidades, na descontração do cotidiano. Como define ainda o curador Joaquim Ferreira dos Santos, o gênero é uma fina iguaria com direito à eternidade no paladar do leitor. 

 Análise: 

Não tem coisa melhor que ler uma crônica, o escritor responsável por escrever sobre um dia corriqueiro e até mesmo um fato engraçado, nesta obra encontramos todo um período de evolução das crônicas brasileiras. 

Esse livro reúne uma seleção de crônicas desde Machado de Assis até a atual Martha Medeiros, o livro teve a contribuição do jornalista e escritor Joaquim Ferreira dos Santos. O livro segue uma ordem cronológica, iniciando através dos autores do século 20 até chegar na era da informação nos anos 2000. 

Ao todo o livro é dividido em oito blocos até nos dias de hoje. O leitor vai poder ler e perceber toda a evolução da escrita brasileira no decorrer dos períodos. As crônicas são diversas indo do humor até o dramático, do cotidiano ao romântico. Esse livro é uma ótima opção para ser lido ao final de semana, na rede social Skoob o livro recebeu avaliação de 4.0


Um comentário

  1. Oi, Rafael!
    Esse é um livro que quero muito ler e conhecer diversos autores. Adorei saber sua opinião.

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir