Resenha - Olhai os Lírios do Campo

Titulo Original: Olhai os lírios do campo 
Autor: Erico Verissimo 
Editora: Companhia das Letras 
Páginas: 285 
Ano Lançamento: 2005
Sinopse: Olhai Os Lírios Do Campo - Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, "Olhai os Lírios do Campo" é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.  

Primeiro livro que li do escritor Erico Verissimo e o livro mais emocionante que já li em minha vida, uma história que vai fazer os leitores refletirem mais sobre a vida, família e escolhas. O livro foi lançado pela editora Companhia das Letras, sendo uma versão simples sem orelhas na capa, porem um excelente trabalho da parte gráfica do livro, tanto nos espaçamentos até no tamanho proporcional da fonte. 
“Os homens viviam demasiadamente preocupados com palavras, pulavam ao redor delas e se esqueciam dos fatos. E os fatos continuavam a bater-lhes na cara.”
A história narra sobre o personagem principal, Eugênio Fontes, nascido de uma família humilde e tendo uma forte ambição de se tornar próspero custe o que custar e sair da miséria. Com sua decisão de se tornar um homem prospero muitas vezes ele desprezava sua família, principalmente seu pai por ser um simples e humilde alfaiate. 
“O espírito de gentileza podia salvar o mundo. O que nos falta é isso: espírito de gentileza. Boas maneiras de homem para homem, de povo para povo.”
O livro é seguido de duas partes, a primeira parte conta a infância de Eugênio ou conhecido também como Genoca. Na segunda parte já em sua fase adulta seguiu na carreira de medico e carregando suas ambições junto, durante o curso de medicina ele conheceu a jovem Olivia e tornaram mais que amigos. Algumas escolhas levam Eugênio a tornar rumos diferentes e foi numa dessas escolhas que ele conheceu Eunice, filha do Cintra, uma família rica e muito influente. 

Erico Verissimo é um escritor que coloca todo o sentimento nas palavras, ele possui uma escrita fluida e com personagens muito bem construídos. Só posso dizer que o livro é incrível! Leiam e tirem suas próprias conclusões, aproveitem cada página lida e cada momento da vida do Genoca.

Na rede social Skoob o livro recebeu nota de 4.1 

Nenhum comentário :

Postar um comentário