Resenha: A pátria de chuteiras
Titulo Original: A pátria de chuteiras
Autor: Nelson Rodrigues
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 134
Ano Lançamento: 2013
Sinopse:
A pátria de chuteiras - “Já descobrimos o Brasil e não todo o Brasil. Ainda há muito Brasil para descobrir. Não há de ser num relance, num vago e distraído olhar, que vamos sentir todo o Brasil. Este país é uma descoberta contínua e deslumbrante.” Nelson Rodrigues Nelson Rodrigues marcou um lugar indiscutível, revolucionário no teatro. No entanto, o Nelson cronista, o comentarista de futebol, não é menos importante. Nelson Rodrigues foi o escritor brasileiro que “leu”, “releu” nosso país pelo campo, pela bola, pelos craques. Ele viu e compreendeu, antes de todos, a grandiosidade da nossa pátria. Defendeu a nação com uma paixão pura. “Anunciou”, “promoveu”, “profetizou” a força do Brasil.
Análise:
Nelson Rodrigues é um escritor de várias formas e jeito, romancista e dramaturgo nato. Seus escritos pararam nas telas do cinema, mostrando que ele é um dos maiores escritores do mundo.
A pátria de chuteiras é um livro que reúne crônicas publicadas nas décadas d 1950 e 1970, cada crônica no livro contem as informações no rodapé da página explicando o ano da publicação e aonde foi publicado.
A crônica “ Pelé, colega de Miguel Ângelo, Homero e Dante” página 36, o autor narra através de uma minuciosa analise sobre Pelé em campo, nisso o leitor vai ter uma ideia de como era o Pelé com todo seu talento com a chuteira e a bola.
Outro jogador da época que tem um destaque impar em suas crônicas é o grande Garrincha, com isso o autor não poupou elogios ao grande jogador que defendeu a camisa da seleção Brasileira.
Nelson Rodrigues não se esquece das perdas que o Brasil sofreu na Copa do Mundo e os leitores vão poder ter uma noção de como foi os acontecimentos em campo. Na rede social Skoob o livro recebeu nota de 4.1
2 comentários
Esse livro infelizmente não chamou minha atenção! ):
ResponderExcluirNão faz meu tipo de leitura, mas acredito que para quem gosta, é uma obra e tanto!
www.apenasumvicio.com
pra mim bons livros sao pra todo, mesmo pra quem tem genero literarios eu amei espero que gostem tam
Excluirbem