Resenha - Sonho Grande
Titulo: Sonho Grande
Autor: Cristiane Correa
Editora: Primeira Pessoa
Páginas: 245
Sinopse: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.
Análise:
Três grandes empresários mudaram a cara do Brasil para o olhar do Mundo, em Sonho Grande a escritora e jornalista Cristiane Correa mostra minuciosamente a trajetória dos três amigos e sócios.
O livro narra desde o inicio a forma como os três sócios começaram a dar os primeiros passos na carreira empresarial no Brasil juntando inovação, honestidade, foco, vontade e o principal, ter um grande sonho.
O trio de empresários continuava pensando em negócios de longo prazo, mas muitos de seus sócios no banco já não acreditavam tanto nessa filosofia.-Pág 145
A jornalista e escritora Cristiane Correa teve um trabalho ardo no processo de trabalho para construir o livro, pois os três empresários são discretos ao máximo e não são chegados em holofotes.
Com o Plano Real, em 1994, e o consequente fim da inflação, uma série de companhias brasileiras foi exposta a uma nova novidade. -Pág 95
O livro possui uma leitura bem fluida e também uma viagem para as décadas de 70, conhecemos como era a economia do Brasil anos atrás e temos uma noção de como evoluiu o mundo dos negócios aqui no País, além disso contem várias fotos pessoas dos três empresários.
O leitor vai perceber que o trio de empreendedores também sofreram algumas perdas nos negócios e vemos que não é só de acertos que vivemos, e sim de erros que possamos aprender para os próximos passos na vida.
Na rede social Skoob o livro recebeu nota de 4.3
3 comentários
Oie,
ResponderExcluirnão conhecia o livro e confesso que não faz meu estilo.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Meu namorado leu esse livro e falou que é muito bom, me indicou para ler.
ResponderExcluirA história empresarial deles deve ser bem legal :)
www.vivendosentimentos.com.br
As perdas até mesmo por parte dos empresários acredito que seja para nos mostrar que todos estão cabíveis a falhar e a embarcar em empreendimentos que não são frutíferos ou que, infelizmente, naquele momento, não são a melhor coisa a ser feita.
ResponderExcluirFiquei curiosa para conhecer.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.