Resenha: O Bicho da Seda

Titulo Original: The Silkworm 
Autor: Robert Galbraith 
Editora: Rocco 
Ano Lançamento: 2014 
Páginas: 464
Sinopse: O detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco, está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling. Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato de um escritor. Quando o romancista Owen Quine desaparece, sua esposa procura o detetive particular Cormoran Strike. Incialmente, ela pensa apenas que o marido se afastou por alguns dias como fez antes e quer que Strike o encontre e o leve para casa. Mas, à medida que investiga, fica claro para Strike que há mais no sumiço de Quine do que percebe a esposa. O escrito acabara de concluir um livro retratando maldosamente quase todos que conhece. Se o romance fosse publicado, a vida deles estaria arruinada - assim, muita gente pode querer silenciá-lo. E quanto Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, torna-se uma corrida contra o tempo entender a motivação de um assassino impiedoso, diferente de qualquer outro que Strike tenha encontrado na vida. 

Análise: 

Em seu segundo livro, Roberth Galbraith vai nos levar no mundo da literatura e todo o seu status e glamour que a carreira de um escritor pode oferecer. Owen Quine desaparece sem deixar vestígios e Cormoran Strike pegou o caso para saber onde está Quine. O detetive Strike vai ter um trabalho árduo junto com Robin sua assistente para encontrar pistas que possam dar o paradeiro de Quine.

"-Então você veio aqui por causa do seu marido, Sra. Quine?
- Sim - Disse Leonora. -Ele desapareceu." Pág 20

Na medida em que Strike vai aprofundando nas investigações ele depara com um romance, do qual Owen Quine escreveu e retratando maldosamente todos os amigos mais próximos, conquistando muitos inimigos. Robert Galbraith ou mais conhecida como J.K. Rowling leva para um universo totalmente diferente de Harry Potter, dessa vez a série com o protagonista Cormoran Strike vai ser composto por sete livros a serem lançados. 

"- O que disse a respeito dele?
- Que Quine colocou muita gente no livro que pode ser reconhecida, mal disfarçada." Pág 54

Galbraith tem uma escrita bem rica em detalhes tanto de personagens como também de lugares e personagens secundários. A autora trabalhou muito com os lugares de Londres como bares, restaurantes e pubs. Um livro intenso do qual o leitor vai ter que estar preparado para diversas situações um tanto brutais e diretas. Editora Rocco foi fantástica no trabalho da diagramação, fonte e espaçamentos medianos. 

O leitor vai junto com Strike e Robin tentar saber o porquê Owen Quine sumiu e ver diversos personagens que são suspeitos por ajudar nesse tal “sumiço”. Uma leitura instigante, precisa e brutal. Na rede social Skoob o livro recebeu nota de 4.4


7 comentários

  1. Oi Rafael!

    Eu li "O Chamado do Cuco" e gostei bastante, apesar de ter achado algumas partes do livro muito maçantes. Me disseram que acontece a mesma coisa com esse segundo volume da série, mas mesmo assim tenho vontade de ler. Quero muito saber um pouco mais sobre a vida de Strike e até mesmo da Robin.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro.
    Mesmo sendo o segundo e poder ler fora de ordem, eu quero ler o outro antes.
    Eu adoro livros policiais, ainda mais da nossa amada forever J. K. Rowling, né?
    Bom saber que é intenso!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro, mas amei conhecer Londres e iria gostar de voltar para lá em um livro.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que fantástico ver uma resenha desse livro na blogosfera. Semana passada eu o resenhei no blog e até reclamei que vi poucas pessoas falando do livro.
    Eu acabei gostando bastante do livro - mais do que O Chamado do Cuco - e o avaliei com nota 5 no skoob.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que a JK tinha lançado outro livro sob o pseudônimo... Gostei mais dessa história do que de O Chamado do Cuco. Parabéns pela resenha!

    Tem sorteio rolando no blog!
    Beijão, www.opinada.com

    ResponderExcluir
  6. Vou confessar que me decepcionei muito com o primeiro volume, mas sua resenha me deixou bem feliz!
    Beijos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente adoro a J.K.,e esse liuvro parece ser otimo, eu já tenho o primeiro ( O Chamado do Cuco) mas ainda não tive a oportunidade de ler, ms se o segundo é assim imagina o primeiro,

    Dá uma passadinho no meu blog: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    Seguindo!!!

    ResponderExcluir