Resenha: Getúlio 1882 1930 - Dos Anos De Formação À Conquista Do Poder

Titulo: Getúlio 1882 - 1930 
Subtitulo: Dos Anos de Formação à Conquista do Poder 
Autor: Lira Neto 
Editora: Companhia das Letras 
Páginas: 624 
Ano Lançamento: 2012
Sinopse: Getúlio 1882-1930 - "Em uma das páginas de seu Diário, escrito entre 1930 e 1942, Getúlio Vargas anotou: 'gosto mais de ser interpretado do que de me explicar'. Essa observação parece ser um desafio irônico para quem buscasse entendê-lo em vida ou ao longo da história. Lira Neto está entre os autores que aceitaram o desafio. Seu livro contribui significativamente para a compreensão do personagem que, para bem ou para mal, foi a maior figura política do Brasil, no século XX. 

Análise: 

Primeiro livro de uma sequencia de três volumes que conta sobre a vida do ex Presidente Getúlio Vargas, amado por muitos e odiado por muitos. Um livro que narra em detalhes precisos toda vida de Getúlio Vargas

Lançado pela editora Companhia das Letras, uma edição muito bem trabalhada no livro ao todo. Uma excelente diagramação, com fontes e espaçamentos bem adequados proporcionando uma boa leitura. O escritor e jornalista Lira Neto fez um magnifico trabalho e organização do livro, construindo em três volumes sendo eles: “Getúlio 1930-1945 - Do governo provisório à ditadura do Estado Novo” e “ Getúlio 1945-1954: Da Volta Pela Consagração Popular ao Suicídio”. 

Uma leitura fluida e rica em detalhes, o livro conta com pequenas idas e vindas na historia do personagem principal. Lira Neto se preocupou em nos mostrar o antepassado do Getúlio Vargas, passamos a conhecer várias gerações da família. 

Vargas era um homem que não gostava de perder, entrava no jogo para ganhar e fazer da melhor forma possível. Muitos os consideram como o pai dos pobres, até mesmo de ditador. 

O leitor vai fazer uma viagem na história do Brasil e conhecer mais dessa personalidade marcante que foi Getúlio Vargas. Na rede social Skoob o livro recebeu nota de 4.5


Um comentário

  1. Olá, Rafael! Tudo bem? Desde quando anunciaram o lançamentos dos três livros sobre o governo de Getúlio Vargas eu já os tinha colocado na minha lista de desejados. Gosto bastante de livros históricos, acredito que eles são uma boa opção para livros de cabeceira e espero poder garantir o meu exemplar logo!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir