Do Papel Para as Telas: Cinquenta Tons de Cinza


Com todo o sucesso e os recordes de bilheterias no mundo todo, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre o filme mais falado do momento. Você já foi conferir 50 Tons de Cinza? Eu fui! E é sobre isso que falarei nesse post. Venha conferir!

Dados do Livro

Título Original: Fifty Shades of Grey
Autora: E L James
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Ano: 2012
Sinopse: Cinquenta Tons de Cinza - Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

Dados do Filme

Título Original: Fifty Shades of Grey
Distribuidor: Universal Pictures
Direção: Sam Taylor-Johnson
Roteiro: Kelly Marcel
Lançamento: 12 de Fevereiro de 2015
Duração: 2h e 5min
Elenco: Jamie Dornan, Dakota Johnson, Jennifer Ehle, Eloise Mumford, Marcia Gay Harden, Rita Ora, Luke Grimes...
Sinopse: Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Uma dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey.

Consegui comprar o meu ingresso para o dia da estreia, não consegui um dos melhores lugares, mas pelo menos era legendado. A sessão só tinha maiores de 18 anos, muitos casais, grupos de amigos, casais mais idosos... O que eu achei interessante, porque há 5 dias antes da estreia, os ingressos para essa sessão já estavam esgotados.


O filme começa da forma que vimos nos trailers incontavelmente. Vem a entrevista e já nesse inicio, percebemos que sim, Dokota se sairá bem, muito bem como Anastasia Steele, ouso dizer que ela literalmente conseguiu roubar a cena durante as passadas, prendendo a atenção dos expectadores durante a sua atuação. Com sorriso contagiante e muitas cenas divertidas, trouxe a vida uma Anatasia leve e envolvente. Jamie Dornan conseguiu expressar um Christian misterioso mas não tão sedutor quanto pensei que seria. Em alguns momentos notei até um certo desconforto em algumas cenas, mas leva o ponto por tentar ser O CARA em algumas cenas no quarto vermelho e até em seu próprio quarto.

O que eu gostei desse filme é que ele não enrola tanto quanto as narrações do livro, os produtores enxugaram o máximo e ainda assim, o essencial estava lá, não tornando o filme cansativo e repetitivo. Cada cena teve a sua importância, sem exagero ou enrolação. Teve muitos momentos engraçados e a maioria dos risos são arrancados pela interpretação da Dakota. Momentos fofos e também tensos, principalmente pela parte final.


A cena do primeiro beijo deles arrancou diversas opiniões da plateia. Houve assobios, um gritante "Pega ela!" e diversas outras exclamações que não consegui gravar. Assim como também a cena do castigo, que fez com que algumas pessoas prendesse a respiração e virasse o rosto para o lado, não aceitando pela primeira vez, toda a situação.

Agora, vale a pena ver a filme? Na minha opinião, acho que vale o risco. Haverá sim diversas cenas de nudez, mas o filme também não é só isso. Mostra já nessa primeira parte o que pode se esperar de Christian Grey e também o caráter de Anastasia. Não vou dizer que é o melhor filme, mas garanto que se ele é o sucesso de bilheteria que é, não deve ser descartado de cara. No mais, o filme mostra o tipo de um desejo de um homem cheio de traumas e uma mulher que acabou se apaixonando pela pessoa de Christian, e não pelo seu estilo de vida, nesse meio termo, há muitas cenas prazerosas e até românticas.

Eu particularmente, gostei muito dessa adaptação, até porque, não sou muito fã da narrativa de E L James, terminei a trilogia porque já tinha começado e não costumo deixar uma série pela metade, mesmo que não seja a maravilha do mundo. Mas me senti  atraída pelo filme durante os mais 120 minutos. Então, que tal dar uma chance, comprar o ingresso e ter a sua própria opinião sobre o filme?



6 comentários

  1. Tâmara, ainda não assisti, mas gostei muito dos seus comentários sobre o filme.
    Bem ponderados. Tenho visto muito ame ou odeie, nada sensato, haha.
    Mas sobre o livro, fiz igual a você: Não sou fã da escrita dela, acho pobre, mas como comecei a trilogia e nunca paro pela metade, lá fui eu até o fim por curiosidade.
    O Jamie Dornan eu acho lindo de doer. Pena que na sua opinião de vez em quando ele não foi tão Mr. Grey, haha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Saudações Lady Tâmara,
    Não terminei de ler a trilogia ainda, e demorei MUITO tempo para me convencer. Uma amiga censurou as partes que julgou desnecessárias para o meu gosto hauhauahauhauah o romance é bom, mas não é exatamente algo que eu procuraria por vontade própria. Irei ver o filme, e todas as pessoas que eu conheço que gostam dos livros aprovaram-no com grandes elogios!

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha e concordo com tudo que foi dito. Sou fã da autora e gostei dos livros. Não é uma obra prima da literatura, mas inovou no seu gênero e é um livro bem legal, retratando vários pontos vistos como tabus até pouco tempo atrás. Ainda não vi o filme, mas pelo que tenho lido, acho que vou gostar...

    Ah, é minha primeira visita ao blog e devo dizer que achei uma gracinha esse layout e as resenhas tem ótimo conteúdo. Parabéns! =D

    www.fofocasliterarias.com

    ResponderExcluir
  4. OI, Tammy!!!
    Acredita que ainda não fui conferir a adaptação? E não é por falta de vontade não! Espero que dê certo de ir dia 28 rsrrs
    Eu amo a trilogia, então eu acredito que vou gostar bastante do filme, mas pra falar a verdade , não estou indo com muitas expectativas, devido algumas coisas que ouvi por aí :s

    Mas enfim, mesmo não estando com expectativas, eu estou animada kkkkkkkkkkk
    Adorei sua crítica!
    beijo grande!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sabe que não li os livros e agora fiquei com curiosidade sobre o filme. Alguns deram opinião positiva e outros negativa, mas acredito que tenha sido bom para a fantasia mesmo. Mas realmente o que ouvi foi que o ator foi meio fraco, mas acho que valeu pela experiência. Talvez eu até me jogue nela. hahahahah

    Greice Negrini
    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha!
    Eu li os livros,e também gostei muito do filme como toda adaptação ficou faltando algumas coisas. Mas a parte final do filme é bem pesada como deveria ser,mas as partes deles dois a trilha sonora,os atores são incríveis. Ri muito com Ana em várias partes tipo quando ela está no Bar. Enfim para quem gostou do livro,vai gostar do filme.

    ResponderExcluir