Top 5 livros 2014 - Rafa

Saudações literárias queridos leitores! Tudo bem com vocês? 2014 passou voando e nada melhor que falar os top 5 livros que li neste ano. Selecionei os cinco melhores livros que li e curti muito, com certeza farei uma releitura dos mesmos. Bora lá passar os cinco melhores.


Aos vinte e oito anos Marcus Goldman viu sua vida se transformar radicalmente. Seu primeiro livro tornou-se um best-seller, ele virou uma celebridade e assinou um contrato milionário para um novo romance. E então foi acometido pela doença dos escritores. A poucos meses do prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editora e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha. Na tentativa de superar seu bloqueio criativo, Marcus decide passar uns dias com seu mentor, Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país. É então que tudo muda. O corpo de uma jovem de quinze anos - desaparecida sem deixar rastros em 1975 - é encontrado enterrado no jardim de Harry, junto com o original do romance que o consagrou. Harry admite ter tido um caso com a garota e ter escrito o livro para ela, mas alega inocência no caso do assassinato. Com o intuito de ajudar Harry, Marcus começa uma investigação por contra própria. Uma teia de segredos emerge, mas a verdade só virá à tona depois de uma longa e complexa jornada. Um extraordinário livro de suspense, uma história de amor e um thriller excepcional, A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert escapa a todas as tentativas de descrição. Nada do que você leu antes poderia prepará-lo para este livro.


August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


 "Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.

Quem é Seu Madruga? Uma pergunta, muitas respostas. Fotógrafo, pedreiro, boxeador, toureiro? Um malandro sem um centavo no bolso que sempre traz no rosto um sorriso franco e espontâneo? Um sujeito mal humorado e resmungão, mas, no fundo, no fundo, dono de um bondoso coração? Ou tudo isso e muito mais? Ao longo de 14 capítulos que vão sendo "quitados", numa tentativa de ajudar Seu Madruga a pagar os eternos 14 meses de aluguel, você irá se transformar em um profundo conhecedor desta figura impagável que, vai ver por isso, tinha certa dificuldade para pagar as contas.

Expatriados, separados no tempo e na geografia, Paulo e Barbara compartilham, além da experiência do exílio, o estranhamento pela perda de suas identidades, o isolamento e a sensação de interrupção do curso normal de suas vidas. Diferentes motivos os levam ao estrangeiro. Em 1970, Paulo, perseguido pela ditadura militar, é preso, torturado e abandonado sem documentação na fronteira, de onde segue para o Chile e depois para a Suécia. Barbara, com uma identidade falsa, deixa o país para trás em 1991 - durante o governo Collor -, fugindo de um rastro de violência, e se instala nos Estados Unidos como imigrante ilegal. Na Suécia, Paulo se apaixona por Anna, militante da Anistia Internacional, com quem forma uma família. Mas é perseguido pelas lembranças dos sofrimentos que viveu e por uma sombra em seu passado. Nos Estados Unidos, Barbara, ainda adolescente, sobrevive de faxinas e serviços de manicure, abandonando seus sonhos de entrar para a universidade e conhecer o mundo. Sem falar inglês, sob o medo constante de ser desmascarada, ela convive com uma rede de prostitutas brasileiras e esconde uma paixão impossível. Satisfaz-se em ser mais um rosto anônimo e estrangeiro na multidão, sem se integrar ao país que escolheu habitar. Em seu terceiro romance, Edney Silvestre cria um vigoroso retrato das transformações que ocorreram no país e no mundo nos últimos quarenta anos, com uma trama que viaja pelo Chile, Suécia, Estados Unidos, França e Iraque. O autor se vale, com sensibilidade, de sua experiência de onze anos como correspondente baseado em Nova York para revelar o universo dos imigrantes e, ao mesmo tempo, recriar de forma contundente um Brasil visto a distância.
Pessoal esse foi os meus top cinco livros de 2014, espero que vocês gostem do post e não deixe de comentar. Nos contem quais foram os seus top cinco de 2014.

6 comentários

  1. Oi Rafa, bem legal seu top 5 deste ano. Me interessei muito pelo primeiro livro, vou colocar na minha lista =D E o livro do seu madruga então? Preciso muito kkkkkkkk
    Entre os melhores livro que eu li este ano estão: "Mentirosos", "A Lista Negra", "Diga aos lobos que estou em casa", "Minha metade silenciosa" e "Todo Dia". É muito difícil escolher apenas 5 livros, li muito livros incríveis este ano =D
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum desses cinco ainda, mas parecem ser maravilhosos. Esse não foi um bom ano para minhas leituras, li bem pouco, mas mesmo assim é difícil selecionar meus favoritos.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Extraordinário é um amor, gostei muito desse livro e os personagens, também o li esse ano, mas não chega a ser meu favorito, rs. Adorei sua seleção!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert, só vejo críticas positivas sobre ele, o que aumenta ainda mais minha vontade e curiosidade. Como não gostar de Extraordinário e do Auggie?! É tão cativante e bem reflexivo.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Extraordinário amei, quando li fiquei um belo tempo refletindo sobre a vida.
    Não sabia que tinha livro Seu madruga. ( hahahaha)
    beijos.

    literanoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa, tudo bem?
    Ainda não li nenhum dos livros que você citou, mas quando vi o lançamento de A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert fiquei super curiosa para lê-lo.
    E adorei saber que o livro Reencontro está no seu top 5, pois fiz parceria com a autora e vou lê-lo em breve.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir