Resenha: Catástrofe: 1914 a Europa Vai à Guerra

Titulo: Catástrofe 1914: A Europa vai à Guerra 
Autor: Max Hastings 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 704 
Ano Lançamento: 2014
Sinopse: Em 1914, a Europa mergulhou num conflito sem precedentes. A Primeira Guerra Mundial desfez impérios, aniquilou dinastias e transformou toda a geopolítica do Velho Mundo, marcando de fato o início do século XX. Cem anos após a eclosão da “guerra para acabar com todas as guerras”, Max Hastings examina as causas que conduziram ao início das hostilidades e acompanha as agruras de incontáveis homens e mulheres durante os primeiros meses de luta. 

Análise:
“CATÁSTROFE É MAGNÍFICO E IMPRESSIONANTE. MAX HASTINGS DOMINA COM MAESTRIA A COMPLEXA TRAMA DE EVENTOS QUE LEVARAM AO COMEÇO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E OS PRIMEIROS MESES DO CONFLITO.” The Telegraph 

“COM TALENTO E HABILIDADE, MAX HASTINGS OFERECE UM EXCELENTE RELATO DOS PRIMEIROS MESES DA GUERRA, UMA NARRATIVA AGRADÁVEL QUE REPRESENTA A ÚLTIMA PALAVRA NO ASSUNTO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.”The New York Times Book Review 

“HASTINGS ESCREVE COM INVEJÁVEL RITMO E EQUILÍBRIO E UMA PERSPICÁCIA NOTÁVEL EM RELAÇÃO AO FATOR HUMANO DA GUERRA. MESMO PARA QUEM NÃO CONHECE A DIFERENÇA ENTRE UM BATALHÃO E UMA DIVISÃO, ESSE LIVRO É COMOVEDOR, PROVOCATIVO E ENVOLVENTE.” The Sunday Times

Sempre fui fascinado por tudo que é relacionado sobre as principais Guerras do Mundo e não podia faltar essa grande obra escrita por Max Hastings, renomado escritor inglês e especialista sobre Guerras.

Lançado pela editora Intrínseca o livro foi fantasticamente muito bem diagramado contendo mapas, fotos de combatentes e na contracapa uma foto retratando o antes do conflito. Arte da capa traz ao leitor a visão que tinha os combatentes quando eclodiu o combate. 

O livro possui fontes medianas e no todo são 704 páginas de puro conhecimento. O autor possui uma linguagem muito clara e direta com o leitor, uma leitura fluida e mostrando toda visão da Primeira Guerra. Hastings descreve todas as batalhas, explica sobre as companhias e soldados a movimentação das tropas e até mesmo as táticas usadas dos aliados e inimigos. 

1914 o Mundo pode conhecer a força e o poder que seres humanos têm nas mãos, apenas um tiro assassinando o Arquiduque Franz Ferdinand e sua esposa foi o estopim para iniciar um dos mais sangrentos conflitos que a humanidade testemunhou. 

O que mais me chamou atenção no livro foi que o autor colocou diversos trechos de depoimentos de pessoas, camponeses, soldados e até mesmo da aristocracia da época, sendo assim um livro muito rico de detalhes e uma visão de várias pessoas que tiveram mesmo que uma pequena parte na participação da Guerra. Hastings vai levar você leitor para o campo de batalha e conhecer tudo sobre a Primeira Guerra Mundial. Na rede social Skoob o livro recebeu nota 4.2


Um comentário

  1. Temos uma coisa em comum então: amor pela história das guerras. Eu terminei de ter Qeda de Gigantes e estou fascinada. Acredito que ler sobre esta época e sobre como ela acontece dá uma visão de como o homem pensa e de como é capaz de colocar seu povo na destruição por certas coisas.

    Beijos,

    Greice

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir