Resenha: Mentirosos

Título Original: We Were Liars
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 272
Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.


Mentirosos traz a história Candense, seus primos Johnny e Mirren, e Gat, um amigo da familía, os próprios "Mentirosos". Todos os verões eles se reúnem em uma ilha particular que pertence ao avô de Candence, Harris. Aparentemente a família Sinclair seria perfeita. Ricos, altos e lindos. Não importa o que aconteça entre a fortaleza Sinclair, eles nunca erram, nunca são carentes ou fracassados. São fortes. São Sinclair!

"Mirren. Ela  é açúcar. Ela é curiosidade e chuva. (...) Johnny. Ele é estalo. Ele é iniciativa e sarcasmo. (...) Gat. Ele é contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte." p. 83

Foi assim que os primos foram criados, e com o tempo, Gat também passou a ver como realmente funcionava o lema dentro dessa família. Mas, isso não prejudicou em nada para o crescimento da amizade deles. Não importava se eles não se vissem no restante do ano, eles sabiam que sempre teriam os verões inteiro juntos, vivendo dentro de um mundo paralelo durante os períodos na Ilha de Beechwood.

Pelo menos, até o verão dos quinze. Nesse verão, algo aconteceu que mudou completamente o destino de todos naquela ilha. E os Mentirosos só voltam a se encontrar novamente no verão dos dezessete, quando Cadence, que sofreu um estranho acidente na ilha que lhe causou uma lesão cerebral, tenta lembrar o que realmente aconteceu dois anos antes.

A narrativa é dada pela visão de Cadence, por esse fato, conseguimos mergulhar em sua confusão por não saber o que se passou na ilha, e fortes dores, por consequência traumática. Ao retornar para o verão dos dezessete, começamos a compreender melhor o laço familiar e como é a interação entre os mentirosos. O que gostavam de fazer, como passavam as noites, os dilemas e opiniões, e também, Cadence e Gat.

"Não estou falando de destino. Não acredito em destino, almas gêmeas ou sobrenatural. Só sei que entendíamos um ao outro. Completamente." p.25

Cadence se apaixona por Gat, e Gat tenta compreender e enxergar essa situação o mais claro possível, mas não por não ter sentimentos por Cadence, mas sim por saber a qual família pertence. Falando assim, você pode até imaginar, o que essa família faz de tão errado? Acredite, não há nada pior que a prisão mental.


Falar desse livro não é fácil. Vi algumas resenhas dele pela blogosfera e tentei, martelei e tentei novamente saber o que tinha de tão grave para Cadence fazer questão de esquecer. A resposta nunca foi tão chocante.

Fiquei horas tentando assimilar tudo o que se passou naquela ilha, tentando analisar como toda uma família prefere tapar os olhos para tamanha manipulação em troca de bens que no final, não valem nada.

Mentirosos traz de maneira dolorosamente real, as consequências do individualismo e jogos que transformam o caráter e deixam de lado o verdadeiro valor da palavra família. Onde o egoísmo é o ponto alto da sobrevivência. Custe o que custar.

Dou cinco estrelas de maneira fácil. Lockhart construiu um texto envolvente, com complexidades bem desenvolvida e marcante. Não há como se tornar parte distante da história. A Editora Seguinte está de parabéns por investir novamente em uma grande obra. A diagramação também está ótima e a fonte se torna agradável durante a leitura. Indico de olhos fechados.

"O silêncio é uma camada protetora sobre a dor." p. 43


12 comentários

  1. Eu já estava curiosa quanto este livro, mas essa resenha me deixou, uau, mega mega entusiasmada!
    Sem dúvidas é um livro que eu pretendo logo ler!
    Adorei a resenha ;)

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. tem livro que realmente é tao bom que fica dificil dizer sobre ele, gostei da resenha e seu blog é lindo ^^

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só vi resenhas boas sobre esse livro, estou convencida a ler depois da sua rs
    Beeijos
    Loucura LiteráriaFacebook

    ResponderExcluir
  4. Só um comentário sobre esse livro FODA <333 li ele e amei mds que demais, as metaforas, esse final mega chocante, nunca imaginaria aquilo, depois tudo fez tão sentindo heuhe

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Tenho visto esse livro em vários lugares, mas é a primeira vez que vejo uma resenha!
    Estava na dúvida, mas depois da sua resenha, preciso ler!!!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. otima resenha
    http://oficinaleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser bom, ó não gostei muito da capa!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Quando vi esse livro em lançamento fiquei muito curiosa, mas acabei esquecendo dele logo depois...haha' já coloquei na listinha ^^ Gosto de livros que conseguem mexer com o leitor, e Mentirosos parece ser esse tipo de livro...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Uau! Não conhecia o livro, mas a premissa parece muito interessante.
    Parece ser o tipo de história que mexe com a gente e nos faz pensar e refletir.
    E o fato de você ter dado 5 estrelas com certeza contribuiu para o livro ter entrado para a minha wish list!
    Ótima resenha, Tammy!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Tammy.

    Eu vi algumas resenhas deste livro em outros blogs, mas a sua resenha foi a que conseguiu me despertar o interesse pela leitura. Adoro livros que mexem com o psicólogico do leitor. Com certeza, Os Mentirosos estará nas minhas próximas leituras.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tem tanta gente falando bem desse livro que preciso urgente ler!
    *.*
    Ainda mais porque todo mundo, inclusive você, fala que a descoberta é chocante.
    Super me interessei!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  12. Eu vi esse livro no skoob e já tava com vontade de ler, depois dessa resenha quero ainda mais!!! Eu estou simplesmente amando os livros da Seguinte, é um melhor que o outro!
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir