Resenha: Fim

Titulo Original: Fim 
Autor: Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras 
Páginas: 210 
Ano Lançamento: 2013 

Sinopse: O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão. Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. 




Análise: 

Livro de estreia da atriz, diretora, roteirista e colunista Fernanda Torres filha da atriz consagrada Fernanda Montenegro, “Fim” narra de forma bem direta para os leitores os momentos finais de vida de uma pessoa. 

A escrita da Fernanda Torres é bem madura, ela constrói em detalhes cada personagem não se esquecendo das principais qualidades e trejeitos, uma leitura muito agradável e ao mesmo tempo divertida. A história conta a vida de cinco grandes amigos, sendo eles: Ribeiro, Neto, Ciro, Alvaro e Silvio. Cada um com o seus defeitos, qualidades e manias. 

Conhecendo um pouco mais dos personagens: Ciro é o Dom Juan dos cinco amigos, invejado pelo resto por ter se casado com uma das mulheres mais bonitas. Neto: O careta da turma por ser um bom pai, marido fiel até o ultimo dia de vida. Silvio: O mais vida louca do grupo, pra ele não tem limites com uso abusivo de drogas e sexo. Alvaro: Vive sozinho, seus dias finais são uma labuta de médico em médico. Ribeiro: O 100% saúde, rato de praia e um esportista nato, seu esporte favorito é o vôlei do qual todos os dias ele joga na praia. 

Outros personagens aparecem na história com uma boa descrição e interação em todo o livro. O plano de fundo da história tem o Rio de Janeiro como cenário a autora é bem descritiva com os lugares do qual os personagens passam. Um livro para refletir sobre a vida, morte e nossas amizades. Na rede social Skoob o livro recebeu nota de 3.7


2 comentários

  1. Esse livro é muito bom! É interessante a forma com que a autora ora nos faz rir com situações engraçadíssimas, e ora nos faz refletir expondo a complexidade de suas personagens. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    Ah, eu ainda não conhecia esse livro, mas a resenha me deixou com muita de vontade de ler! Muito interessante o assunto abordado nele :D
    Adorei o fato do livro se passar aqui na minha terra também hahaha!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir