Resenha: Stephen Hawking – Minha breve história

Titulo original: My Brief History
Autor: Stephen Hawking
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 144

Sinopse: Stephen Hawking conquistou leitores de todo o mundo com best-sellers que explicam os mistérios do universo. Agora, pela primeira vez, um dos mais brilhantes cosmologistas de nossos tempos volta o olhar para sua própria história de vida e evolução intelectual.Minha breve história conta a improvável trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional. Com fotos pessoais, raramente publicadas, este relato conciso e divertido - o primeiro escrito inteiramente pelo autor, sem a ajuda de terceiros, desde Uma breve história do tempo - apresenta o leitor a um Hawking quase nunca vislumbrado nos livros anteriores: o estudante curioso que foi apelidado de Einstein; o brincalhão que já apostou com um colega sobre a existência de um buraco negro; e o jovem marido e pai lutando para alcançar prestígio no mundo da física e da cosmologia.Com simplicidade e bom humor, Hawking discorre sobre os desafios que precisou enfrentar após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos. Ao contar sobre o desenvolvimento de sua carreira, ele explica que a ideia de uma morte prematura o instou a se dedicar com mais afinco às descobertas intelectuais e fala sobre a origem de sua obra-prima, Uma breve história do tempo, um dos livros mais importantes do século XX. Perspicaz, íntimo e inteligente, Minha breve história abre uma janela para o universo pessoal de Hawking. 


Análise: 

Stephen Hawking, um gênio do século que por suas limitações não deixou de estudar e foi contra os médicos quando o diagnosticaram com apenas dois anos de vida. 

“Minha breve história” conta sobre a vida e tudo o que ele passou para se tornar um gênio da física e da cosmologia. Um livro bem curtinho, porem passando tudo sobre sua vida d
esde seu nascimento até os dias atuais.

A forma como Hawking fala de sua vida é bem clara e sem rodeios contando minuciosamente os mais importantes momentos de sua vida, inclusive sobre seus relacionamentos amorosos e a criação de seus filhos. 

 Espero que o leitor não se assuste durante a leitura quando ele começar a mencionar seus estudos científicos e sua tese de doutorado (contem imagem do doutorado no livro) uma atenção nessa parte um tanto técnica, mas nada de abandonar a leitura por causa disso hein! 

A editora Intrínseca fez um trabalho nota dez na parte da diagramação, com letras e tamanho de fonte muito bem adequada para proporcionar uma leitura bem agradável, outro ponto do livro que merece um destaque importante são as diversas imagens particulares do próprio Stephen Hawking em diversos momentos de sua vida. 

Uma leitura mais que recomendada de uma pessoa brilhante e determinada que lutou para chegar aonde está e entrando no hall dos gênios da humanidade.



Nenhum comentário :

Postar um comentário