Resenha: Toda Poesia

Titulo Original: Toda Poesia 
Autor: Paulo Leminski
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 424
Ano Lançamento: 2013
SinopsePaulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes construções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e super informada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada “geração mimeógrafo”.Este volume percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia.

Análise:

Leminski foi um escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor brasileiro e faixa preta em Judô. Um poeta nato do qual o leitor vai poder ler todas as suas poesias já publicadas.

Viver é super difícil
o mais fundo
está sempre na superfície

O livro foi lançado pela editora Companhia das Letras em 2013, pelo nome já diz tudo Toda Poesia contem tudo que Leminski já publicou em vida, o livro possui um belo trabalho de diagramação e a cor da capa é bem chamativa e da um destaque a mais quando você está levando ele para qualquer lugar, destaca-se o bigode desenhado na capa do livro, marca registrada de Paulo Leminski.

o mar o azul o sábado
liguei pro céu
mas dava sempre ocupado
A forma de escrita do autor é bem simples e muitas vezes curtas, em poucas linhas Leminski consegue fazer o leitor se emocionar, refletir e viajar em suas poesias no livro encontramos poéticas visuais e Haikais. O leitor vai poder encontrar poesias de diversas formas e temas, como por exemplo: amor, vida, alegrias, medos, esperança e etc.

Cada livro recebe uma pequena introdução dizendo o ano em que foi publicado e por qual editora, recomendo você ler esse livro em um final de semana para você curtir cada poesia escrita e aproveitar o final de semana da melhor maneira possível que é lendo.

Um comentário

  1. Ah, era um bigode... para mim sempre pareceu um cabelo, haha.

    Gostei da resenha. Já tinha visto uma antes, e, confesso: não sou muito fã de poesia, mas se eu ler o livro dele talvez eu goste :)

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir