Resenha + DPPT: Se eu ficar


Olá livreadores! Hoje trago para vocês uma postagem dupla. A primeira é a resenha do livro "Se Eu Ficar" e a outra é o nosso Do Papel Para as Telas onde analisamos o filme. E como terminei de ler o livro bem próximo da estreia, resolvi fazer logo tudo de uma vez. Vamos conferir?

Título Original: If i Stay
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.  
Se eu ficar conta à história de Mia, uma musicista, estudante do último ano do ensino médio, apaixonada por música clássica e o seu violoncelo. Mia sempre se sentiu fora do eixo, não era parecida com sua família, começando pelo seu estilo musical, clássico ao invés do rock. Raízes de seus pais.

"Todo relacionamento tem suas dificuldades. Assim como a música, ás vezes se tem harmonia e outras cacofonia." pág. 174

Na escola nunca foi da classe popular, mas isso também não foi um incomodo. Sempre se achou no mundo paralelo, no qual a música era o centro. Apesar de não se sentir completa nos diversos setores de sua vida, Mia era feliz. Tinha uma família que amava muito, uma melhor amiga que era o suficiente e um namorado que tocava em uma banda bem conhecida em Portland e que também era muito especial, mas Mia viu toda a sua vidar em um segundo.

Durante uma viagem com os pais, ocorre um grave acidente com o carro da família. Em um minuto Mia estava pensando em seu violoncelo e em Adam e no outro, se vê em meio à neve olhando o resultado desse triste desastre. No primeiro momento Mia tenta achar seus pais e irmão, mas parece que ninguém consegue parar para lhe explicar alguma coisa e, só depois, ela percebe o seu real estado e o porquê não pode ser vista.

Mia se vê fora do seu próprio corpo observando toda a movimentação dos paramédicos enquanto eles tentam fazer o possível pelos seus pais, seu irmão Teddy e ela mesma. Com o acidente brutal, é claro que teria perdas, e passamos a vivenciar cada situação através dos olhos de Mia, tanto do seu estado presente, quanto de como foi a sua vida até aquele momento.

Passamos a conhecer melhor como era o seu relacionamento familiar e seu amor pelo irmão mais novo, como foi conhecer Adam e o início desse relacionamento, sua preocupação em ir para Julliard e ainda assim manter esse relacionamento, sua amizade com Kim e seu amor pela musica. No presente, Mia vai passando por uma perda atrás da outra até perceber que precisará tomar uma decisão. Partir ou ficar?

"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha." pág. 75 

O livro é repleto de momentos emocionantes. A música tem o seu próprio palco e faz o leitor se envolver. Vivenciamos cada paixão e incerteza narrada por Mia, cada perda, o que deixou para trás, fatos e momentos que não voltarão mais a acontecer. O livro tem um ritmo leve, a leitura é simples e tocante. Confesso que o final me deixou sem reação por alguns minutos e se você já leu, tenho certeza que irá me entender, rs.

Recomendo a leitura. A falta de uma estrelinha é mais pelo final do que pelo livro como um todo, mas com toda a certeza vale a pena ler.


Do Papel Para as Telas
Contém Spoiler


Título Original: If i Stay
Distribuidor: Warner Bros. Pictures
Direção: R.J. Cutler
Roteiro: Shauna Cross
Lançamento: 04 de setembro de 2014
Duração: 1h 46min
Elenco: Chloë Grace Moretz, Jamie Blackley, Mireille Enos, Joshua Leonard, Liana Liberato, Stacy Keach, Gabrielle Rose, Jakob Davies, Ali Milner e Aisha Hinds.
Sinopse: Mia (Chloë Moretz) é uma jovem violoncelista de 17 anos que tem um namorado apaixonado, pais amorosos e uma grande amiga. Um dia, ao sair para um passeio com a família, tudo muda. De repente, está em pé fora do seu corpo, ao lado dos cadáveres de seu pai e sua mãe e vê os paramédicos atenderem seu irmão e o próprio corpo. Mia descobre estar em estado de coma.

Vou tentar sem bem breve nessa segunda parte, já sei que o post está ficando enorme.

O filme está bem fiel ao livro, pelo menos até onde se pode estar. Há várias frases que você pode até repetir da forma que você leu no livro e isso conta como um ótimo ponto positivo. O filme também conseguiu trazer toda a emoção e realidade que o leitor sente ao ler o livro, todas as experiências e os momentos felizes, tristes e conflitantes no qual Mia passou.

E como deixar Teddy partir depois de toda a sua fofura. A emoção de não sentir mais os seus cachinhos, foram os mesmos de Mia. Adam é completamente apaixonante. Confesso que não era nem de perto o Adam que imaginei, mas saí da sessão completamente apaixonada por ele. A relação dos dois não deixou vácuo para aqueles que não leram o livro.

Senti falta de várias cenas que queria ter visto, dentre elas, a diva do rock no hospital ajudando Adam a conseguir ver Mia. Quase me frustrei, rs.



Essa é uma das minhas cenas preferidas e consegui me emocionar ao vê-la retratada. Nossa! Quando tocou "Today" foi lindo demais! Ainda bem que essa cena permaneceu. Na verdade, ela não poderia ficar de fora, ela expressa tudo o que Mia perdeu de maneira profunda e sincera.

Bom, se você ainda não conhece essa obra, aconselho a dar uma chance. Não é somente um romance. Se Eu Ficar, além disso, traz o incrível laço e a força do amor familiar, a dor quando não estamos preparados para deixar para trás e como seguir enquanto cada pedaço é tirado de nós e não nos sentimos mais completo.

Quem já leu ou assistiu, o que achou?

Bjim!



12 comentários

  1. Gostei do quadro, haha. Será interessante ver mais deles por aqui...

    Bem, eu só li a resenha, já que o DPPT tem spoilers. Eu estou muito ansiosa para comprar esse livro! Eu preciso urgentemente dele, tipo, agora mesmo. Amei a resenha!

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla, o livro é realmente apaixonante e o filme também. Espero que você ame o livro tanto quanto eu.

      Bjim!

      Tammy

      Excluir
  2. Oi Tammy!

    Eu já li "Se Eu Ficar". Depois que assisti ao trailer do filme, a curiosidade ficou tão grande que tive que ler. Mas acho que meu problema foi justamente esse. Eu criei expectativas demais e acabei não gostando tanto assim do livro. O engraçado é que eu acho que o filme vai ser muito bom.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Isso realmente acontece às vezes, expectativas demais é uma droga nesse mundo literário, rs. O filme traz a essência do livro, o que foi lindo. Espero que goste.

      Bjim!

      Tammy

      Excluir
  3. Eu pretendo ler esse livro e gostei muito da sua resenha flor <33
    Eu irei ver o filme também assim que sair nos cinemas aqui perto de onde eu moro!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luiza. Espero que você se encante com o filme tanto quanto me encantei.

      Bjim!
      Tammy

      Excluir
  4. Estou louca para ler esse livro, não quero assistir o filme antes de lê rs
    adorei sua resenha.

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim Suellen, se der pra ler antes, só assisto o filme depois de terminar a leitura. Manias! Kkkk

      Bjim!
      Tammy

      Excluir
  5. Oi Tammy!
    Eu já li o livro e gostei bastante, porém por estar com uma expectativa muito alta sobre ele, não se tornou meu favorito. Ainda não assisti ao filme, mas pretendo assistir em breve!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, eu realmente não li ele com muita expectativa, acho que por isso gostei da leitura. Aliás, ultimamente não ando lendo nada com muita expectativa, rs. Espero que você goste do filme.

      Bjim!
      Tammy

      Excluir
  6. Oi!
    Não li ainda Se eu ficar, mas ja vi o trailer do filme ..
    Amei a resenha, e o DPPT, ja gosto de um spoiler (devido ao tamanho de minha curiosidade).
    Da uma conferida la --> http://www.aprateleira2014.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk. Eu também amo um Spoiler, mas tento me conter raramente.

      Bjim!
      Tammy

      Excluir