TAG: 10 Livros Marcantes


 Olá Livreadores! Hoje temos mais uma TAG para vocês. Dessa vez, quem nos indicou foi o nosso blog parceiro, Clube das 6. A Tag consiste em dizer quais são os 10 livros que mais nos marcaram e também, indicar 10 blogs para a TAG.

Livro 1: Um dia - David Nicholls




É complicado falar sobre como esse livro é impactante sem dar spoiler, mas vou tentar. Bom, gosto da essência da história e da lição que deixa. O livro deixa bem claro a ideia de como as coisas mudam. Quando Nicholls resolve contar a história sempre de 1 em 1 ano e nos permite ver a evolução dos personagens nesse período, é uma experiência única. Ele mostra como a vida dá voltas, como você pode estar bem, famoso, rico e feliz e um ano se passa e as coisas começam a se arruinar. Sua esposa te trai, seu programa de tv é cancelado, sua mãe morre. Ou pior, você sai de casa com raiva de alguém que você ama e pode nunca mais voltar. E aí? O que você faz para evitar essa coisas? E o que nos impacta é saber que não há nada a ser feito. Deve-se apenas viver e com sorte você não será atingido por uma desgraça. Mas o livro mostra que nem os lindos, ricos e famosos estão imunes a isso. E esse livro me marcou por isso, além de ser uma livro incrivelmente verdadeiro, os protagonistas, Em e Dex, são personagens muito reais, é como se você pudesse se encontrar com uma deles na esquina ao sair de casa. Livros assim que carregam essa verdade, me marcam. 


Livro 2: A culpa é das estrelas - John Green


Sei que parece clichê escolher A culpa é das estrelas, mas é simplesmente impossível não citá-lo. A história do livro me marcará para sempre, tendo ele virado modinha ou não. A forma como Green coloca os personagens, o tema abordado e todos as acontecimentos do livro simplesmente marcam o leitor de uma forma incrível. Nos faz enxergar a realidade do câncer, nos alerta para algo que é real, e eu não canso de dizer isso: quando o livro é real, ele me marca. Porque? Porque é mais fácil você sentir por algo que você sabe que acontece no mundo real, não apenas no papel. E o livro me fez pensar em quantos Hazels e quantos Augustus tem por aí. Quantos adolescentes e quantas crianças e adultos são diagnosticados todos os dias. E bom, eu sempre me lembrarei do amor deles e da perseverança deles e bom, é isso, a culpa é das estrelas não é apenas mais um livro sobre o câncer, é muito mais que isso.


A May, com muita dificuldade (porque leu vários livros marcantes), acabou escolhendo os seguintes livros:

Livro 3: A estrela que nunca vai se apagar - Esther Earl


Pode parecer comum eu dizer que "A culpa é das estrelas" conquistou meu coração e, desde então, me apaixonei pela escrita do John Green e por tudo relacionado a ele e a história. Um dia, vi que foi lançado "A estrela que nunca vai se apagar" e simplesmente fiquei querendo muito ler, pelo simples fato de Esther ser uma inspiração para o John Green.
Assim como eu esperava, o livro é lindo, me cativou e acredito que o fato de ser uma história real, como uma espécie de diário da Esther, me levou a gostar ainda mais dele. A Esther foi uma garota incrível e eu confesso que chorei bastante lendo o livro, mas ele me mudou como pessoa. E é isso que o torna marcante.


Livro 4: Precisamos falar sobre o Kevin - Lionel Shriver


Pensar em um livro marcante e não pensar em "Precisamos falar sobre o Kevin" é praticamente impossível. Kevin é um daqueles muitos adolescentes que cometeram uma chacina, matando vários estudantes de sua escola. E esse livro é repleto de cartas de sua mãe, Eva, para o pai ausente de Kevin.

É impressionante tentar compreender a mente de Kevin, os possíveis motivos que o levaram a cometer a chacina e, principalmente, todo o turbilhão de sentimentos de Eva no decorrer do tempo, desde a infância até o momento atual de seu filho. É um livro difícil de esquecer e que nos induz a várias reflexões...


Livro 5: Um Amor Para Recordar




Esse foi o primeiro livro do autor Nicholas Sparks que li, e me apaixonei ainda mais pela história. Assistir primeiro o filme e depois descobri que havia o livro. A história de Landon e Jamie me encantou por completo, tanto pela simplicidade dos fatos quanto pela natureza do relacionamento, e claro que ainda tem todo o drama da leucemia que completa o enredo.
O fato de mostrar o quanto uma influencia pode mudar a vida de alguém é o que mais gosto. Muitos jovens podem dizer que não são influenciáveis, mas o fato é que pelo menos uma carga de influencia você trás para a sua vida, seja ela boa ou ruim. No caso de Um Amor Para Recordar, mostra muito bem isso. Ainda tem todo o curto romance que sempre me deixa com lágrimas nos olhos, e não tem como não se colocar na situação para entender o significado que Jamie teve na vida de Landon.


Livro 6: Orgulho e Preconceito




Eu como uma boa fanática de romances de época, não poderia deixar de fora esse clássico. Sou apaixonada não só pela história, como também pela personalidade dos personagens. Além de mostrar uma sociedade completamente oportunista, o livro traz, de maneira marcante, os defeitos e as virtudes dos personagens principais, e acima de tudo, mostra o quanto o amor pode quebrar as barreiras e derrubar muros de achismos. Há também vários outros fatores para eu amar esse livro, mas esses são os principais.


Livro 7: Um Caso Perdido


Esse livro com toda a certeza me marcou por demais. Primeiro pensei que seria outro romance com um toque de poesia que tanto que convenceu ao ler Métrica, mal sabia eu que Colleen Hoover viria para se superar, o livro está repleto de situações que todos podemos observar, trazendo dramas pessoais e familiares que me deixaram de coração apertado por está vivenciando tudo através de simples páginas. Já passamos do primeiro semestre e Um Caso Perdido continua sendo a minha melhor leitura do ano, por isso, não poderia ficar de fora dos 10 livros marcantes.


Livro 8: A Guerra dos Tronos


Apesar de ter colocado somente o livro 1 na lista, devo dizer que ele representa toda a série. O livro tem vários pontos para ser marcante e isso vai das centenas de páginas com letras miúdas até as incríveis mortes narradas. E o melhor de tudo, ninguém está a salvo! A série de livros é completamente apaixonante e apesar de ser uma série pesada para muitas pessoas, merece o grande sucesso que alcançou. Coloca de forma magistral todos os lados do ser humano de maneira descarada, e por isso devemos destacar a hipocrisia, inveja, lascívia, a briga pelo poder, as diferentes formas de amor e claro, o caráter de cada um. Não tem como passar desapercebido por essa tag. Martin merece!


Livro 9: Um estudo em vermelho


Difícil escolher apenas dois livros fiquei pensando muito e já separei os meus dois favoritos.

Os dois favoritos são do Sherlock Holmes, nem preciso falar que sou Sherlockiano de carteirinha, o primeiro é “Um estudo em vermelho” esse livro foi à porta de entrada para o universo Holmes e também é o primeiro livro do autor “Sir Arthur Conan Doyle” lançado originalmente em Novembro de 1887.


Livro 10: O Cão dos Baskervilles


O segundo livro é o “O Cão dos Baskervilles” do mesmo autor e claro sem sombra de duvidas o personagem principal é Sherlock Holmes, o livro foi publicado em 1902 e foi um livro de tirar o folego que ao mesmo tempo eu senti medo, pois o caso tinha algumas peculiaridades fantasmagóricas e li em apenas um dia.


Resolvemos deixar a tag em aberto para quem quiser fazer. Não esqueça de colocar o link para fazermos uma visitinha.


10 comentários

  1. As Crônicas de Gelo e Fogo também me marcaram muito! Estou doida pra ler 'A Estrela que nunca vai se apagar', mesmo não gostando muito de ACEDE.

    xoxo :*

    http://iceandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já li vários destes, e o Nicholas Sparks é o melhor (na minha opinião <3)
    Um Caso Perdido também é muito bom, mas não me marcou tanto assim...
    Ótimos livros <3
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Antes de tudo, essa tag é realmente legal. Gostei dela.

    Bom, conheço todos os livros da lista, mas só li A Culpa é das Estrelas e A Game of Thrones. ACÉDE não me afetou tanto, na verdade, não foi marcante para mim. Mas GOT... ah, GOT é um dos melhores livros do mundo (A série toda, no caso. Só perde para o Universo Tolkien). É simplesmente perfeito em tudo!

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  4. Orgulho e Preconceito AMOOOOOOOOOOOOOOOOO e "Um caso perdido" também adorei foi uma boa surpresa para mim!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Você já assistiu Sherlock com o Benedict Cumberbatch? Dizem que conseguiram fazer perfeitamente os episódios, e já tem episódios desses dois livros.
    Se já assistiu, o que achou?

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a TAG!!!
    Esses livros são marcantes demais!
    Claro que vou copiar, posso?
    Beijos - Rizia

    ResponderExcluir
  7. Li Um dia mas não me marcou hehe, ACEDE e da Esther me marcaram tbm, ainda não li outros livros ><
    Tem post novo no Doce Literário, ti espero *--* Beijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Vou responder a tag, e com certeza ACEDE e Guerra dos Tronos estará na minha lista tb! ;)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  9. Meninas, respondi a TAG no meu blog, querem conhecer minhas escolhas?

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2014/08/tag-10-livros-marcantes.html

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. oiii, tudo bem
    adorei suas escolhas. Eu PRECISO ler Um caso perdido, pra ontem! rs
    Tenho muita vontade de ler A estrela que nunca vai se apagar, e olha que não gosto de livros biográficos, rs. Mas para esse faria uma exceção.
    Eu amei ACEDE, mas acho que ele não entraria na minha lista.

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir