Resenha: Tempos extremos - Míriam Leitão

Titulo: Tempos Extremos

Autor: Míriam Leitão

Editora: Intrínseca 

ISBN: 9788580575248

Páginas: 269

Ano Lançamento: 2014

Sinopse:


Quantos mistérios uma antiga fazenda perdida entre as serras das Minas Gerais pode guardar? Mistérios que chegam de forma inesperada, revelando passados diversos a uma família dividida por conflitos afetivos e políticos e ali sitiada por causa das chuvas. É o que Larissa, jovem deslocada entre os seus, descobrirá, em uma estranha jornada na qual perseguirá sombras e segredos para encontrar desejos autênticos e entender os próprios sonhos.

No primeiro romance da consagrada jornalista Míriam Leitão, o leitor não encontra espaço para respirar. É uma história de paixões extremas, sobre tempos extremos, urdida com sutileza e convicção. Uma viagem às vezes em quase delírio pelos flagelos da escravidão, no século XIX, e os subterrâneos do regime militar, no século XX.

A narrativa se passa no século XXI, mas as linhas temporais são rompidas. Assim, as paredes centenárias da fazenda, o cemitério onde eram lançados os negros que chegavam ao cais do porto do Rio de Janeiro à beira da morte, após a travessia do Atlântico, e as celas das prisões arbitrárias promovidas pela ditadura dialoga entre si quase como personagens, na busca por verdades escondidas.

No entremeio, as relações tormentosas entre pais e filhos e entre irmãos tecem uma trama densa e ousada que revisita passados que o Brasil tem preferido deixar acobertados pelo silêncio.

Como ficcionista Míriam Leitão mantém a mesma postura que marcou sua trajetória de jornalista: não faz perguntas fáceis. Nem abre caminhos para zonas de conforto.

Analise:

Conhecida nacionalmente e até mundialmente a jornalista Míriam Leitão vai levar o leitor para o interior de Minas Gerais em uma fazenda chama Soledade de Sinhá.

A autora possui uma escrita bem fluida, deixando bem interessante a historia para o leitor. Ela consegue manter o foco nos personagens e prender a atenção durante a leitura.

Larissa é a personagem principal da história, ela se formou em jornalismo porem ela decide fazer faculdade de história, alguns irmãos apoiam mas sua mãe acha que é perca de tempo por causa da idade.

Na fazenda da sua avó, Larissa começa a ter visões sobrenaturais de escravos que viveram na fazenda e levando a personagem principal a percorrer uma linha entre o passado e o futuro.

Através da leitura de “Tempos extremos” o leitor vai viajar através do tempo conhecendo o Brasil império e também conhecendo um momento marcante na vida de muitos Brasileiros que foi a Ditadura Militar.

Finalizando a resenha quero deixar meus parabéns pela editora Intrínseca pelo trabalho de diagramação e trabalho de capa, gostei muito e claro que não podia faltar os meus parabéns pela escritora que me fez prender a atenção do começo ao fim. 

Na rede social skoob o livro recebeu avaliação de 4.1

7 comentários

  1. Olá... Admiro muito a Mirian Leitão e estou super curiosa quanto a esse livro.. Espero poder le-lo e, breve!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que essa jornalista lançou um livro...
    E, pela sua resenha, parece ser ótimo!! Prender a atenção mesmo!
    Quem sabe leio qq dia...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Parece ser um livro bem interessante. Apesar de eu não ser muito fã de História, sendo do Brasil ou não, acho que seria um livro que eu gostaria de ler... Sei lá, quando é livro literário intercalado com História eu costumo gostar bastante. ahueaheuahe

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia que era tão interessante assim. Com os elementos bem formados e combinados, esse livro deverá ser ótimo. Eu estou louca para lê-lo, colocarei ele na minha wishlist. Amei a resenha.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  5. Miriam é um gênio!
    Estou querendo muito esse livro e saber que você gostou é um incentivo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro, me interessei bastante!
    Parece ser uma ótima história, e o fato de a protagonista ter visões sobrenaturais e alternar entre passado e futuro, deve prender a atenção do leitor.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Sou fã da Miriam e acompanho a carreira dela como jornalista há um tempo. Tenho a maior vontade de ler esse livro e sua resenha só aumentou essa curiosidade.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir