Musicalizando Livros: Iron Maiden e Literatura

Você deve esta se perguntando o que uma das maiores bandas de heavy metal tem em comum com a literatura? Minha resposta é curta e direta: Eles têm tudo haver com a literatura!

Desde minha adolescência sou fã do Iron Maiden (Próximo Rock in Rio estarei no show deles), suas músicas tem um conteúdo extremamente rico com inspirações em diversos livros conhecidos mundialmente, sem contar com o som agressivo e solos de guitarra. Aqui vai uma lista de músicas da Donzela de Ferro baseadas em livros.


The Phantom Of The Opera (O Fantasma da Ópera)

A música foi baseada no romance escrito pelo francês Gaston Leroux, esse foi a música da qual alavancou o Iron ao sucesso com seu álbum de estreia.


Murders In The Rue Morgue (Assassinatos Na Rua Morgue)

Conhecido mundialmente o escritor Edgar Allan Poe teve um dos seus livros servindo de inspiração para criar uma música. O romance do Allan Poe conta a história de dois brutais assassinados de mulheres na rua Morgue, em Paris. Destaque na música que começa de uma forma lenta e depois se torna em uma fúria de metal e guitarras.


Revelations ( Revelações)

Dessa vez o livro inspirado para compor a musica foi o livro de Apocalipse o ultimo livro da bíblia sagrada. 
A música marca inicio da participação do vocalista Bruce Dickinson em composições, mostrando que ele veio para o Maiden para fazer história e se consagrar sendo um dos maiores vocalista de heavy metal.


Flight Of Icarus (O voo de Ícaro)


Quem não conhece a lenda Grega de Dédalo e Ícaro? Diz a lenda que os dois personagens foram presos em um labirinto e para fugir eles construíram uma asa feita de penas e cera, porem Ícaro acabou extrapolando e voou mais alto do que podia e adivinhem o que aconteceu? Com o calor do sol a asa derreteu.
A musica foi composto por Bruce Dickson em parceira com o guitarrista Adrian Smith.


Still Life (Vida calma)

Musica baseada em um livro que se chama “O habitante do lago” do escritor Clark Ashton Smith. O livro conta sobre um homem do qual ele é atormentado por visões que acabam o chamando para um lago.


Seventh Son Of A Seventh Son

O album da banda foi baseado unicamente no romance escrito pelo norte americano Orson Scott Card, na história o personagem principal Alvin Marker que é sétimo filho de um sétimo filho (Parece confuso não?) e com isso ele nasceu com o dom de clarividência e outros poderes mágicos e misteriosos. Lembro-me a lenda aqui no Brasil que o sétimo filho virava um Lobisomem.


The Sign Of The Cross

Musica baseado no romance do escritor Humberto Eco “O nome da rosa”. O romance giro em investigações de vários crimes cometidos dentro de uma abadia medieval.


Lord Of The Flies

O Senhor das Moscas do escritor William Golding que foi vencedor do Premio Nobel em 1983. O livro retrata a regressão à selvageria de um grupo de crianças inglesas de um colégio interno, presos em uma ilha deserta sem a supervisão de adultos, após a queda do avião que as transportava para longe da guerra.
A musica é encontrado no álbum The X Factor (1995).
Agora você vai ouvir o som do Iron Maiden do ponto de vista literário também. Espero que vocês tenham gostado do post e me deem sugestões para novos post. 

Aumente o volume e leia um bom livro!


Por: Rafa Botter

2 comentários

  1. Acho muito massa essa coluna!! Eu não sabia da relação de Iron Maiden com a literatura, foi ótimo conhecer um pouco mais.
    Beijos
    https://www.facebook.com/mestante?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  2. Não gosto desse estilo de rock, mas fiquei contente em ver que eles fazem músicas sobre certos livros. Isso é uma ação muito legal, que mais cantores/bandas deveriam fazer.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir