Musicalizando Livros: Pink Floyd

Bom dia, boa tarde ou boa noite livreadores tudo bem com vocês? No post de hoje trago duas coisas da qual sou apaixonado que são: Música e literatura.


Estava mexendo nas minhas pastas do notebook especificamente na parte de músicas e encontrei toda a discografia do Pink Floyd do qual sou fã porem eu nem lembrava mais de quando e como fiz o download... Resolvi aproveitar o feriado e ouvir alguns cds do Pink Floyd, fazendo uma pesquisa sobre algumas informações e curiosidades de alguns álbuns da banda eu me deparo com um álbum totalmente inspirado no livro “A revolução dos bichos” do escritor George Orwell. A seguir você confere a sinopse do livro:

“Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram "A revolução dos bichos" a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto”.

O álbum em destaque é “Animals” foi lançado em 23 de Janeiro de 1977 é o decimo álbum da banda, as
três faixas principais são representados por cães (dog), porcos (pig) e ovelhas (sheep). 

O significado dos animais você encontra a seguir:

Cães: São representados pelos poderosos homens da lei e empresários.

Porcos: Os porcos são equiparados aos políticos corruptos. 

Ovelhas: São representadas pelas pessoas que seguem um líder cegamente e não tem uma ideia própria.

Pra fechar com chave de ouro o álbum termina com uma canção de amor, do qual vou deixar você leitor ouvir o cd e ler o livro.

Espero que você tenha gostado do post e não esqueça de comentar.

6 comentários

  1. Uau, que interessante. Não sabia, na verdade, nunca li o livro e nunca escutei o álbum, mas mesmo assim é muito interessante. Adorei saber sobre isso.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Então, já escutei esse álbum (inclusive adoro Pink Floyd) e já li o livro também, mas nunca tinha feito uma conexão entre os dois. Achei super interessante saber disso. Deu até vontade de reler o livro agora. hihi

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Pink Floyd <3 amor de infância graças ao meu pai!
    Não li o livro, mas pelo visto a ligação é inegável.
    Também já fiquei pensando em trilhas sonoras para os livros que eu leio.

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pink Floyd é muito bom!
    Tenho que ler esse livro para a facul e com certeza ouvirei o álbum após ou durante a leitura ^.^
    Obrigada pela dica! ;3

    Beijos ;*
    publiquei meu primeiro post no meu blog, dá uma passadinha lá e me diz se gostou! =]
    http://bela-lunatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. As pessoas sempre me zoam quando eu digo isso, mas a verdade é que eu nunca ouvi Pink Floyd na minha vida. Tenho amigos que escutam e são muito fãs, mas eu nunca nem baixei uma música. Me sinto tão de fora.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Eu gosto de Pink Floyd, mas não sou uma fã muito grande, então não lembro bem desse álbum. Já o livro, Revolução dos bichos, é um dos meus favoritos. Vou procurar o álbum para ver se associo melhor com a história.

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir