Bienal do Livro SP 2014 - #EuFui - Diário de Bordo

Oi, gente :)

Depois de tempos querendo visitar uma bienal do livro, este ano finalmente deu certo. Estive lá no sábado (23) e, nesse post, vou contar minha experiência para vocês, a fim de compartilhar os momentos que vivi e também deixar algumas dicas para quem ainda estará por lá...










Tudo começou quando a Monika, blogueira do Os Literatos e, antes de blogueira, minha amiga *-* me chamou para ir com ela. A princípio, não tinha certeza se iríamos, pela distância e tudo o mais. Mas não é que deu certo e no dia 23 estava eu levantando às 4h da manhã para começar a rumar à capital?

Nós fomos de ônibus. Para quem ainda não sabe, a Bienal disponibiliza transporte gratuito da Rodoviária Tietê para a Bienal e vice-e-versa. O ônibus é bastante confortável (é uma frota de ônibus de viagem) e a distância é bem curta, com um fluxo tranquilo.

Nem é necessário esperar muito para embarcar nos ônibus. Ah, só um detalhe: como a bienal abre às 10h (isso nos finais de semana - de segunda a sexta abre às 9h), os ônibus começam a sair da rodoviária às 9h. Antes disso, vi algumas pessoas escolhendo outras alternativas, como ir à pé (dá para seguir alguém que conhece o caminho, rs) ou optar por um táxi ou van (sai por volta de 5 reais por pessoa).

Transporte à parte, quando chegamos no Anhembi, por volta de 9h20, a fila já estava imensa. Acredito que em parte porque escolhemos um dia bastante conturbado, com três autores internacionais. E quando eu escrevi fila imensa juro que não era exagero. A foto aí embaixo mostra só um pedacinho bem pequeno dela.



E, por falar em filas, havia muitas delas. Por toda a parte. Filas, filas, filas e... pessoas. Muitas pessoas. Alguns lugares ficaram praticamente intransitáveis devido à concentração das pessoas (principalmente próximos ao stand que distribuía as senhas para a sessão de autógrafos dos autores internacionais e ao espaço reservado para os autógrafos).

Com tantas atrações num mesmo dia, o primeiro sábado da bienal me pareceu uma grande loucura, com pouco espaço para muita gente. Talvez os responsáveis pela organização não esperassem um público tão grande (a praça de alimentação parecia um parque de piquenique. Na falta de mesas, o jeito foi sentar no carpete mesmo...).



Eu pretendia ter compartilhado esse "diário de bordo" ao vivo no nosso Instagram, mas com tanta gente, os celulares estavam sem internet (funcionava em alguns momentos e alguns lugares, com um sinal bem defasado).

Deixando um pouco de lado a parte ruim, estar na bienal é uma experiência bastante interessante e eu arriscaria até descrever como incrível. É muito bom estar num lugar com tantos livros e tantas pessoas interessadas no mesmo assunto. Sem contar a diversidade do público: são crianças, jovens, pessoas mais velhas...

E a possibilidade de conhecer pessoas é bem grande. Há algumas pessoas simpáticas com quem o assunto pode surgir numa das muitas filas, por exemplo desde que a pessoa não estivesse MEGA estressada devido a tanta fila, empurra-empurra e falta de compreensão alheia, hahaha

Além disso, são tantos livros, autores... inúmeras opções de livros para conhecer ou livros difíceis de encontrar por aí e fáceis de encontrar lá.



Confesso que quando chegou a hora de ir embora, me deu uma tristezinha e vontade de ficar mais. Saí com uma sensação de que não vi tudo o que deveria ver. Mas ao mesmo tempo feliz e satisfeita com a experiência.

Vou deixar algumas dicas para vocês (que inclusive já haviam me dado), mas não custa reforçar:

  • Vá para a Bienal com um calçado confortável.
  • Se sua intenção é comprar bastante, leve uma mala com rodinhas. Do contrário, pode ficar com os ombros doloridos depois.
  • Se possível, leve coisinhas para comer. Evita perder um tempinho com filas. Além de significar economia e possibilidade de comprar mais livros, rs.
  • Leve uma garrafinha de água para se manter hidratado(a).
  • E o principal de tudo: leve paciência. Aproveite as filas para ler e não se deixe estressar. A bienal é um lugar para se divertir :)

Para o post não ficar muito cansativo, vou dividi-lo e falar mais sobre os autores, brindes e minhas poucas aquisições num outro post.

Beijinho e até breve!


10 comentários

  1. A Bienal parece muito boa pela sua descrição. Certas pessoas falam que é ruim, outras que é boa. Eu queria ir de qualquer forma, mas infelizmente não tem na minha cidade :/

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla, a bienal é boa e ruim. Depende do seu ponto-de-vista. Eu gosto de focar na parte boa e fazer piada das ruins, kkkkkkk

      Quem sabe você consegue se programar para estar em uma bienal um dia? Vale a pena :)

      Beijinho.

      Excluir
  2. Maaaaaa, sua linda!
    É isso aí. Pode até ter acontecido alguns momentos de stress, mas nada que ofuscasse o brilho da Bienal. Perfeito!!!!!
    Beijos... E que venha a Bienal de 2015! <3

    Monika Os Literatos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monikatti *---*

      Estar na bienal foi mágico, mesmo com os "Vamos por aqui. Preciso respirar", "Onde está a fila do caixa? Ah, deixa pra lá....", "Monika? Cadê vc?"...

      Que venha a bienal 2015. Já preciso de cofrinho, kkkkkk.

      Beijo.

      Excluir
  3. Eu fui na Bienal do ano passado no Rio conheci editoras diferentes e vários livros bons
    sem contar q conheci o Nicholas né ? rs
    Vale super a pena mesmo

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suellen.

      Que massa *--*
      Acho que super vale a pena estar lá. Se der tudo certo, estarei na bienal do RJ ano que vem. Quem sabe nos esbarramos por lá ^^

      Beijinho

      Excluir
  4. Queria muito ir para a Bienal de São Paulo... Estou aguardando a de BH que será em novembro. Sei que não terá nem metade das atrações da de SP, maaaaas me prepararei muito bem e seguirei os seus conselhos. Aproveitarei para divulgar um pouquinho o blog.

    E SOCORRO para essa fila! Eu teria chorado HAUHAUAHUAUAHAUHAU

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana :D

      Se eu pudesse iria na bienal de BH também. Depois quero saber da sua experiência por lá :)

      E a fila, vc não viu nada... kkkkkk. Aquilo não era nem metade dela.

      Beijinho.

      Excluir
  5. Oi Mayara. Deve ser muito legal ir a Bienal, ainda que haja fila para tudo, mas só o fato de estar cercado de livros e de conhecer pessoas que também amam ler, isso acaba se tornando irrelevante.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália.

      Na hora até dá um certo nervoso e desanima um pouco comprar com tanta fila. Mas isso não tira a mágica do momento e eu iria todos os dias, se pudesse ^^

      Beijinho.

      Excluir