Resenha: Me ajude a chorar - Fabrício Carpinejar

Titulo: Me ajude a chorar
Autor: Fabrício Carpinejar
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528619522
Páginas: 156
Ano Lançamento: 2014


Sinopse: Depois de títulos que refletiam momentos de sua vida pessoal, em Me ajude a chorar, Carpinejar, pela primeira vez, une textos sem um tema central. São crônicas com assuntos variados, mas com uma singularidade: a melancolia e a tristeza. Sempre, obviamente, com a ironia característica. Um livro com sentimentos. Um livro à flor do osso. Carpinejar mostra a sua mais intensa fragilidade, provando que, na verdade, nesta terapia ou catarse literária, todos devem ser muito felizes para suportar a tristeza verdadeira. Me ajude a chorar vai emocionar o leitor de maneira única. Dessa vez, Fabrício não fala a respeito de separação e relacionamentos, mas de temas mais gerais, mais coletivos, que buscam focar também em tragédias mínimas e pessoais, como o caso de uma senhora que estava para perder o marido e só desejava mais uma noite de conchinha com ele. Ela trocaria tudo na vida dela por esta noite. Constam na obra dois textos que ficaram famosos quando publicados: o escrito em homenagem às vítimas de Santa Maria (RS), que inclusive foi capa em diversos jornais, como O Estado de S. Paulo, e aquele sobre o acidente aéreo de 2007 em Congonhas (SP).

O livro vai emocionar o leitor de maneira única. Dessa vez, Fabrício não fala a respeito de separação e relacionamentos, mas de temas mais gerais, mais coletivos, que buscam focar também em tragédias mínimas e pessoais, como o caso de uma senhora que estava para perder o marido e só desejava mais uma noite de conchinha com ele. Ela trocaria tudo na vida dela por esta noite. 

Analise

Um livro que contem sentimento, um livro que nos deixa em lagrimas logo na primeira crônica e que nos faz sorrir em outras, o leitor precisa sentir a intensidade desse livro e ler com os olhos e o coração.

Quando eu olhei esse livro na internet eu gostei muito da capa retratando o próprio autor achei bem legal, sem contar que a sinopse me encantou para finalizar a compra e poder desfrutar desse espetacular livro.

O livro contem textos curtos, mas recheados de emoções do qual o autor vai nos mostrar momentos marcantes de sua vida partindo da infância, adolescência e vida adulta. Carpinejar aborda assuntos como amor, separação, vida, morte e situações do cotidiano de pessoas ao nosso redor.

Uma leitura rápida sendo que o livro é bem curtinho, recomendo ler em um final de semana para aproveitar cada instante desse maravilhoso livro.

Na rede social Skoob ele recebeu nota 4.4 de 5.0

3 comentários

  1. Olá,
    Linda resenha! Nunca li nada de Fabrício Carpinejar, mas sempre tive curiosidade. Adoro crônicas, então acho que vou adorar esse livro.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir
  2. ótima resenha e dica de leitura.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, esse livro parece ser maravilhoso. Ultimamente venho me encantando cada vez mais por crônicas. E que capa perfeita linda é essa hein?!
    Beijos,
    http://www.umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir