Literaturiando: Bloqueio criativo


Quando ouve a palavra “Bloqueio Criativo” muitos pensam que é o fim do mundo e que o seu trabalho não vai sair das primeiras linhas. Muita calma nessa hora!

O pouco que aprendi posso ajudar você quando estiver com esse problema, então vou passar em tópicos algumas dicas e truques que alguns profissionais me ensinaram. Um dos primeiros sintomas do bloqueio é a mente pesada, cansada e incapaz de sair alguma ideia para seu texto.


1- Quando você perceber que “emperrou” em um texto, não se descabele ou comece a chorar, mantenha a calma e respire.

2- Relaxar é necessário! Ansiedade vai atrapalhar em seu progresso, quando você perceber isso a melhor maneira é relaxar, procure fazer algo que te relaxa como, por exemplo: Deitar no sofá, tomar uma ducha ou até mesmo fazer um lanche rápido.

3- Outra coisa para fugir do bloqueio é você escolher novos lugares para trabalhar, um exemplo é que vou para varanda de casa ou até mesmo fico no quintal escrevendo.

4- Saia de casa! Pratique um exercício físico, faça caminhadas ou ande de bicicleta o importante é mexer o esqueleto e não ficar parado.

5- Tenha um caderno de anotações, sempre que você for sair pra qualquer lugar não se esqueça de levar um caderninho ou mesmo um bloco de anotações, nunca se sabe quando aquela ideia vai brotar da sua mente.

6- Tenha sempre um habito criativo, procure ler vários livros, ver filmes, jornais e revistas ou até mesmo observar uma flor.

Espero que essas dicas ajudem você quando estiver trabalhando e nunca se esqueça: Não entre em pânico quando o bloqueio criativo surgir!



5 comentários

  1. Ai meu Deus, essas foram as melhores dicas que eu já vi em blogs da minha vida <3 Sou escritora prodígio e as vezes eu simplesmente travo! Mas, agora já sei o que devo fazer quando isso acontecer <3
    beijo.
    delicadacomoumcacto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Eu me peguei em um momento que estava tanto no trabalho que não conseguia mais pensar em frases e coisas bonitas. Apreciar qualquer coisa, inclusive uma plantinha, faz você pensar em algo legal para escrever!

    Boas ideias!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  3. Há um tempo atrás eu tive bloqueio eu estava escrevendo uma história, bem grande (infantil ) quero ser escritora (e também psicologa ) ai fiquei sem escrever até agora :@ passou tanto tempo ... mas quero voltar a escrever, mas não sei se consigo. São ótimas dicas, essa *-* eu faço bastante a número 6 ♥

    bjs
    || i-nfinitestars.blogspot.com ||

    ResponderExcluir
  4. Sofro com esse probleminha sempre haha, amei as dicas!

    Beijos, http://destinosopostos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! Nesses dias eu estava com um bloqueio criativo grande, mas hoje minha criatividade chegou de vez. Mas vai sumir logo, eu sei disso.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir