TOP 10 - Livros para ler em uma tarde

Que leitor nunca se pegou numa tarde à toa e sentiu vontade de ler algo rápido, mas que ao mesmo tempo fizesse de sua tarde uma tarde mais emocionante?

Já aconteceu comigo várias vezes e, na última delas (que aconteceu no feriado de Páscoa), surgiu a ideia de fazer um post sobre isso. Sendo assim, separei alguns livros curtos o suficiente para serem lidos em uma tarde (ou em um dia), mas que não deixam de ser livros legais.

E o resultado, você pode conferir a seguir (não foi estabelecida uma regra para a ordem).



#10 - Tudo Menos "Normal" - Nora Raleigh Baskin






"Tudo menos normal" nos permite passar algumas horinhas ao lado de Jason Blake. Ele é um garoto autista de 12 anos que gosta de escrever histórias em um website. Em um desses momentos em que entra no site, ele conhece Phoenixbird, uma garota com quem sonha fazer sua primeira amizade. Acontece que, apesar da vontade de se tornar seu amigo, ele sente uma insegurança grande em relação a ela aceitá-lo como ele realmente é, além das aparências.
O livro me cativou e foi uma experiência legal para uma tarde de sábado. Para quem gosta do tema "autismo", a leitura pode ser um passatempo interessante.



#9 - A Garota que eu Quero - Markus Zusak





Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos. Ele é bem diferente de seus irmãos mais velhos e gostaria de viver um amor verdadeiro, de ter uma garota para amar, respeitar e, enfim... demonstrar toda a sua fofura. E então a vida dá uma chance para Cam. Obviamente as coisas não funcionam simples assim, mas é legal acompanhar essa história. É um livro que, além de ter um romancinho fofo, ainda valoriza a família. Recomendo... :)
Se interessou e quer saber mais da minha opinião? Tem resenha dele aqui.



#8 - Coraline - Neil Gaiman





"Coraline" é o livro que inspirou a animação "Coraline e o mundo secreto". Nesse livro, Neil Gaiman nos leva a um universo de causar uns arrepios de medo em alguns momentos... assim como acontece com a animação. É um ótimo passatempo para uma tarde e, apesar de ter uma temática fantasiosa, apresenta uma narrativa e um enredo consistentes que merecem uma chance de leitura. Eu gostei bastante e acho que também irão gostar.






#7 - O Menino do Pijama Listrado - John Boyne



Acho que dos livros mencionados nesse Top 10, esse é um dos mais sérios. Talvez a maioria das pessoas já conheçam o livro ou mesmo já viram o filme baseado nele. Em "O menino do pijama listrado", John Boyne nos leva à Alemanha nazista, ao lado de Bruno, um garotinho que não entende muito bem o que está acontecendo. E, nesse "não entender", ele acaba conhecendo Shmuel, um outro garoto de sua idade que está "do outro lado da cerca" e é um judeu. É um livro marcante, que traz à tona muitos sentimentos e, o melhor de tudo, pode ser lido rapidamente."

Confira a resenha aqui e um duelo entre ele e "A menina que roubava livros" aqui.




#6 - Os Contos de Beedle, o Bardo - J. K. Rowling






"Os contos de Beedle, o bardo" é um dos livros que compõem "A biblioteca de Hogwarts" e reúne os contos de fadas dos bruxos... Sim, aquelas historinhas que o Rony Weasley provavelmente ouvia antes de dormir. É um livro bem interessante para quem gosta de Harry Potter, e igualmente interessante para quem gosta de contos de fadas, mesmo esses saindo um pouco fora dos nossos padrões... 





#5 - Romeu e Julieta - William Shakespeare






Quem não conhece a história de Romeu e Julieta, que atire a primeira pedra, haha. Esse é o meu livro favorito de Shakespeare e super rápido de ler. Não canso de reler a história de amor trágica dos filhos dos Capuletos e Montecchios. É um livro que eu não canso de falar que é lindo, apesar de tudo. E por que não passar algum tempo da sua tarde ao lado dos dois apaixonados? *---*






#4 - Eu me chamo Antônio - Pedro Gabriel





Eis aqui um livro para ler, reler, folhear, procurar frases para status e manusear sem medo de ser feliz. "Eu me chamo Antônio" é o livro baseado na página homônima (e de muito sucesso) do Facebook. O livro possui uma coletânea de frases escritas em guardanapos de bares, escritas num misto de realidade, trocadilhos e criatividade. Mais do que recomendado.

Conheça mais do livro lendo a resenha.




#3 - A Corrente da Vida - Walcyr Carrasco




No meio do seu dia-a-dia escolar, Raquel acaba descobrindo que seu amigo de escola, Nel, é portador do vírus HIV. E, a partir daí, ela passa a lutar contra o preconceito e tudo o mais que permeia a doença. É um livro marcante (li há pelo menos 10 anos e, na hora de fazer o top 10 lembrei dele, só para vocês terem noção). É um livro como todos aqui para o qual você não precisa de muito tempo, mas acredito que ficará marcado entre suas leituras.






#2 - A Droga da Obediência - Pedro Bandeira



"A droga da obediência" é um dos livros da série Os Karas, do Pedro Bandeira e oh, meu Deus, que livro incrível que marcou minha infância/adolescência eu recomendo para todo mundo. Não só A Droga da Obediência, mas todos os outros títulos da série.
Neste livro, os Karas enfrentam uns perigos nada básicos em relação à uma droga que está sendo testada em adolescentes dos melhores colégios de São Paulo, sob influência do Dr. Q. I., um cara para lá de macabro. É ótimo, rápido e envolvente. SUPER RECOMENDO!!! *-*




#1 - O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry




Seria um absurdo eu falar de livros rápidos e lindos e legais e marcantes e distrativos e tudo o mais sem citar um dos meus favoritos que é tudo isso ♥
"O pequeno príncipe" conta a história de um principezinho para lá de especial que nos faz refletir sobre várias coisas e sair cativados do universo dele. É lindo. E vai deixar sua "tarde qualquer" muito mais significativa.






Acho que ainda há vários outros livros que poderiam ser colocados aqui. Se quiserem sugerir livros do tipo, vou amar a ideia :)

Beijos e ótimas leituras para vocês.


3 comentários

  1. Adorei a ideia desse post! Eu to tão cheia de coisa relacionada a faculdade pra fazer que resolvi dar um tempo nas minhas leituras, mas ontem eu senti tanta saudade de ler um livro e fiquei pensando "ah, queria um livro que desse para eu ler rapidinho e não fosse atrapalhar minha vida" e quase que eu peguei O Pequeno Princípe para reler! Achei ótima essa indicação :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você que estou numa fase pra lá de tumultuada, e todos os sábados me pego querendo uma leitura exatamente como vc descreveu: rápida e ao mesmo tempo emocionante. Anotei todas as dicas aqui!!!
    *Desculpe o sumiço.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Caramba, O menino do pijama listrado é triste demais. Alguns alunos meus tem lido bastante nos últimos tempos e isso tem me deixado animada pra caramba.

    ResponderExcluir