Literaturiando: E essa tal de DPL?

Nessa nossa vida de leitores, sempre acaba acontecendo a inevitável Depressão Pós-Livro, ou simplesmente, DPL... Tá, mas o que seria DPL?



O sintoma mais comum é a falta de vontade/interesse de começar a ler um livro novo. Parece que todos os livros que você vê não te agradam, não te atraem, não despertam interesse no seu lado leitor. E a pior parte é que se você tenta ignorar esse sintoma e insiste na leitura, ela parece maçante, chata, terrível e impossível de continuar.


A DPL parece bastante com a Ressaca Literária, mas acho que o principal modo de diferenciar essas suas "doenças literárias" é a origem dessa falta de interesse em novas leituras. Normalmente, a DPL vem seguida de uma leitura MUITO BOA, do tipo perfeita... daquelas que você devora e fica num grande dilema entre ler logo para vivenciar tudo de bom da história ou ler bem lentamente para nunca chegar ao fim.



Maaaaas... a DPL também pode aparecer quando você está vivendo uma situação na sua vida que toma conta de todo o seu pensamento e aí só um livro que tivesse uma temática parecida teria um espacinho na sua mente. Ou mesmo quando você lê um livro e se afeiçoa muito a um personagem que acaba morrendo.



Uma vez li por aí que a DPL também pode ser causada por uma "macumba literária". Vai saber, né? 

O que é a depressão pós-livro nós já sabemos. Mas a pergunta é:

Como fazer para se recuperar dela? O.O

Normalmente, me curo das DPLs (sim, já tive várias vezes) com um livro bom o suficiente para pelo menos se igualar ao que causou a bendita. Você pode procurar leitores com um gosto literário parecido com o seu e ver outras coisas que eles gostaram de ler (se não tem amigos leitores, pode ver nos blogs, no Skoob...)

Outra dica que pode funcionar, é reler um livro que seja seu "refúgio". Aquele que não importa o que esteja passando, você sabe que a leitura flui (no meu caso, "O pequeno príncipe" serve para isso).

Se nenhuma das duas opções resolverem, você pode 1) Dar um tempo nas leituras e esperar os sintomas passarem (aquela velha história de que o tempo é o melhor remédio) ou 2) Reler o livro que te deixou com DPL (se sua depressão for do "tipo 1").



Passar por uma DPL não é uma coisa muito bacana, mas faz parte da nossa vida de leitores... Se alguém estiver passando por uma, espero que consiga sair dela o mais rápido possível. E, quem souber de outras formas de diminuir a duração dos sintomas, compartilhe com a gente :)

Beijinhos.



Um comentário

  1. Já tive DPL após ler Belo Desastre (e alguns outros), mas eu sofro mais de Ressaca Literária mesmo. Estou em uma hoje, pois ontem terminei de ler Destinos (último livro da série Asas) e o último 'capítulo' não sai da minha cabeça....

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir