Interlivreando #6: Livroterapias - O que faz com que seu post seja bom?

Hi Leitores!

Meu nome é Rizia, sou proprietária do blog Livroterapias e fui convidada pelo pessoal desse incrível blog para participar de uma coluna. Sem mais delongas, vamos ao assunto que há tempos eu vinha pensando em falar, mas deixei para postar no Livreando.


O que torna sua resenha boa?

Diariamente, vários post incríveis invadem nossa blogosfera literária. Alguns grandes, outros pequenos. Propagandas, divulgações, imagens, textos, sorteios, parcerias, lançamentos, entrevistas com autores... Uma infinidade de informações que nós leitores amamos e aguardamos ansiosamente.

Porém, muitas vezes, principalmente em resenhas, o texto é enorme.

Sim amigos blogueiros, eu sei o quanto é bom ler um livro e poder contar para todo mundo o quanto é bom e cheio de detalhes incríveis, mas, em minha humilde opinião, devemos escrever aquilo que podemos ler e que o leitor espera encontrar.
Nada contra resenha que contam todos os detalhes (sem spoilers, claro), mas acho que a sinopse é feita para isso, bem como creio que perca todo o encantamento de descobrir a narrativa.

Quais seriam os pontos para uma boa resenha?

Acredito que é de extrema importância abordar a Narrativa, Personagens, Temática, Pontos fortes e fracos, capa e algumas coisas realmente importantes.
Na maioria das vezes é apenas isso que o leitor procura saber. Vale a pena eu comprar o livro? Por quê?
Eu costumo escrever aquilo que gostaria de ler e que acho que as pessoas vão ter tempo de ler. Essa é a dica mais preciosa que ofereço.

Diante disso, lanço a pergunta:

Você prefere longas resenhas, cheia de detalhes e narrativas do livro ou resenhas mais curtas e com informações essenciais para decidir de deve ler ou não algo?


Queremos a participação de todos!

-Rizia - Livroterapias

3 comentários

  1. Sou muito mais as resenhas curtas!
    No meu blog as resenhas são sempre curtinhas (as vezes até curtas demais), falando só o que eu acho essencial. POis tenho medo de acabar falando mais do que eu deveria e acabar contando detalhes que o leitor prefere descobrir por ele mesmo.
    Geralmente resenhas longas colocam muitos detalhes e ao terminar de ler sinto como se já houvesse lido o livro inteiro e não terei grandes surpresas...

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Tudo bem?

    Adorei o post!! Nas minhas resenhas eu tento passar aos leitores o que o livro me fez sentir. Mais do que contar a história (sempre sem spoiler!!!) acho que é legal contar as sensações que tivemos com a leitura do livro!

    Muito legal o assunto abordado!!

    Beijos,

    Mari

    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Meninaaaas, tudo bem?
    Percebi que vocês comentaram lá no blog, na resenha da minha irmã, então vocês já sabem que eu volteeeeeeeeeeei. rsrsrs Bom, o blog voltou, eu vou continuar um pouco distante, mas aparecendo sempre que dá. rs

    Saudade disso tudo!! o/

    O layout novo de vocês está uma graça. Adorei!!!


    Respondendo a pergunta do post, nesse exato momento estou preferindo as resenhas curtas, porque o tempo tá escasso. rsrsrs As vezes quando é muuuuito grande, vou pulando linhas!!! rsrsrs

    Super entendo e concordo com o Livroterapias!!

    Um beijo grande!!!!

    p.s: estou precisando de promoções com parceiros para movimentar meu blog, que tadinho, voltou a ser abandonado de comentários. rsrss Se vocês fizerem algum, me chamem para participar, please!! rs

    Thay.

    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir