Resenha: A biblioteca de Hogwarts (Harry Potter)

* Juro solenemente não fazer nada de bom. *



Potterhead que é potterhead nunca se cansa de ler Harry Potter e tem uma vontade inesgotável de saber mais e mais do mundo bruxo. O post de hoje não é nenhuma novidade para os fãs de Harry Potter (aposto que a maioria já até leu os livros que resenharei hoje), mas quis fazê-lo mesmo assim. Quem já leu, poderá relembrar comigo e sentir vontade de reler. E quem nunca leu, poderá sentir um pouquinho de vontade de ler. Nunca se sabe. E a esperança é a última que morre





Animais Fantásticos e Onde Habitam

Título original: Fantastics Beasts & Where to Find Them
Autor: Newt Scamander
Ano: 2001
Editora: Rocco
Páginas: 64

Sinopse: Este exemplar lançado no mundo dos trouxas (não-bruxos) é uma duplicata do Animais fantásticos & onde habitam de Harry Potter, editado, inclusive, com notas informativas que ele e seus amigos fizeram à margem das páginas. Segundo Scamander, Animais... já está em sua 52ª edição e esclarece, entre outras dúvidas, o significado de animal para a comunidade mágica; fornece sua classificação; a percepção dos trouxas sobre esses seres; ensina como e por que mantê-los ocultos em hábitats seguros, desobediência esta que incorre em multa; e faz um histórico das normas impostas pelo Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia, ao longo dos séculos, para preservar as feras fantásticas e assegurar aos bruxos o prazer de apreciar seus poderes e beleza.




Quadribol Através dos Séculos

Título original: QUIDDITCH Trough the Ages
Autor: Kennilworthy Whisp
Ano: 2001
Editora: Rocco
Páginas: 64

Sinopse: Se você algum dia quis saber como surgiu o pomo de ouro ou por que o time dos 'Vagamundos de Wigtown' (Wigtown Wanderers) tem a estampa de um cutelo de açougueiro no uniforme, você precisa ler 'Quadribol através dos séculos' (Quidditch throught the ages). Esta edição limitada é uma cópia do exemplar guardado na Biblioteca Escolar de Hogwarts e consultado por jovens fãs do quadribol quase diariamente.





Os Contos de Beedle, o Bardo

Título original: The Tales of Beedle the Bard
Autor: J. K. Rowling
Ano: 2001
Editora: Rocco
Páginas: 108

Sinopse: Os contos de Beedle, são cinco histórias de fadas diferentes entre si. Histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas.




Particularmente, achei a criação desses livros uma ideia genial. mesmo achando que eles mereciam ser mais longos, com um estilo mais requintado e tamanho maiores Através deles é possível conhecer mais a respeito das coisas do mundo bruxo, a partir de um olhar mais "técnico", por assim dizer.

Tanto em Animais Fantásticos e Onde Habitam quanto em Quadribol Através dos Séculos, somos apresentados a livros "didáticos", cujo objetivo principal é aprender, mesmo. Achei isso divertido e gostei da forma objetiva, porém repleta de conhecimento e curiosidades, com a qual os temas foram abordados. Uma coisa legal em Animais Fantásticos é que o exemplar pertence ao Harry, então o livro contém várias anotações de caráter bem-humorado no decorrer das páginas...



Em ambos os livros eu aprendi coisas interessantes e me peguei pensando em como o mundo bruxo pode ser "louco" comparado ao nosso.

Os Contos de Beedle, o Bardo já foge um pouco dessa linhagem e contém "contos de fadas". Diferente dos outros dois, ele é uma espécie de "livro de historinhas". São relatados cinco contos conhecidos por todos os bruxinhos existentes por aí, ou, utilizando as palavras da introdução do livro, ele "é uma coletânea de histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há séculos à hora de dormir, daí serem "Caldeirão Saltitante" e a "Fonte da Sorte" tão conhecidas de muitos alunos de Hogwarts quanto "A gata borralheira" e "A bela adormecida" das crianças trouxas (não mágicas).".




Além dos contos, o livro contém comentários do professor Alvo Dumbledore a respeito de cada um deles.

Ler os três livros é uma experiência que eu recomendo, principalmente a quem já está familiarizado com Harry Potter. Eles permitem uma leitura rápida, leve e, além de tudo, ainda nos deixa matar um pouquinho da saudade de Hogwarts e do mundo bruxo.

Agora a parte legal além da ficção: quando você adquire um exemplar, você está ajudando uma instituição. A Comic Relief (ao adquirir Animais Fantásticos... e Quadribol...), que é uma instituição de caridade britânica que luta contra a pobreza no Reino Unido, e a Children's High Level (ao adquirir Os contos de Beedle...), que é uma instituição criada pela própria J. K. junto com a baronesa Emma Nicholson de Winterbourne, que ajuda crianças abandonadas.













* Malfeito feito. *

10 comentários

  1. Sou muito fã da J.K mas ainda não li esses livros. Eles sempre estão em promoção na Submarino e fique deixando-os de lado :(
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, sabe que isso aconteceu comigo também?

      Tanto que até hoje não comprei o Quadribol através dos séculos (li em formato digital, rs).

      Mas são leituras que valem a pena :)

      Obrigada pela visita.

      Abraço.

      Excluir
  2. Oie ;)
    Confesso que sou um E.T e nunca li H. Potter. Mas tenho curiosidade. E achei muito bacana esse ensentivo e causa social proposta.
    Beliscões da Máh♥
    BlogInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Máh :)

      Não se sinta um ET. Conheço pessoas que não leram também... mas acho que você deveria ler para ver se gosta.

      Realmente é bacana a causa social proposta...

      Obrigada por comentar.

      Beijinho.

      Excluir
  3. Só consegui completar essa coleção recentemente, aqui era uma luta encontrar o Animais Fantásticos e eu teimei até achar numa livraria daqui!
    Acho muito gostoso as mensagens escritas pelos personagens! Também acho que poderiam ter feitos edições mais elaboradas. Como de fato eles deveriam ser em Hogwarts - duvido que as capas de lá não são grossas, e possivelmente de couro -
    O quadribol através dos séculos é cheio de amor! Foi o primeiro, então já li milhares de vezes!

    Como será que ficará o filme do Animais Fantásticos?

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana :]

      Eu super queria que fossem edições no estilo de Hogwarts *----*

      Eu fico imaginando como será o filme, mesmo. Para dizer a verdade, não sei o que esperar dele, hahaha.

      Ainda preciso comprar Quadribol Através dos séculos. Não acho por aqui :\

      Obrigada pela visita.
      Beijinho.

      Excluir
  4. Eu to surtando!!!! não sabia desses livros, mas já pedi os meus e to louca pra ler!!! principalmente os contos de Beedle o Bardo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos, o meu favorito é Os Contos de Beedle, o bardo.
      Imagino que você tenha gostado de ler ^^

      Obrigada por comentar.
      Beijinho.

      Excluir
  5. Eu já tenho eles há um tempinho e também concordo com você em relação a qualidade e tamanho dos livros. Eles bem que poderiam ser maiores. Mas aí entramos na questão do preço, pois olha só esse outro que foi lançados recentemente, O Livro das Criaturas de Harry Potter, é fantástico, mas 70 reais... Mesmo assim eu pagaria esse preço, apesar de estar bem acima do meu orçamento.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris :)

      Eu acho que mesmo caros, valeria a pena para ter os livros em versão maior e mais "real" *-*

      Obrigada por comentar.
      Beijinho.

      Excluir