Livreando Entrevista: Cyntia Bandeira


1- Cyntia é um prazer em entrevistar você, primeiramente se apresente e diga um pouco sobre você.
R:  Eu fico muito honrada e feliz por ter re
cebido o convite para dar entrevista para seu blog. O prazer é meu e agradeço muito esta oportunidade para falar da minha carreira e de meu trabalho. Meu nome é Cyntia Bandeira Lino, sou nascida em São Paulo Capital e amo a cultura! Tenho 34 anos, sou graduada em pedagogia e sou totalmente dedicada à literatura. Sou autora de três livros. O terceiro eu lancei no início do mês de abril deste ano.

2- Quando e como foi o pontapé inicial que você decidiu escrever e publicar o seu livro?
R: Tomei a decisão de ser escritora em 2002, lembrando de um conselho que uma ex-colega de escola havia me dado anos antes. Escrevi pensando em como ajudar as pessoas sem bancar a tia velha chata. 




3- Quanto tempo durou a preparação até a publicação do seu primeiro livro? 
R: Foram três meses escrevendo sete dias por semana de manhã, de tarde, de noite, de madrugada e um longo tempo dando acabamento e definindo capa. 

4- Conte para os leitores do Livreando sobre o seu livro para deixar eles com um gostinho para ler.
R: Falarei um pouco dos dois primeiros. Desabafos de Mulher conta a trajetória de uma mulher na casa dos 50 anos, que faz um resgate de seu traumático passado, para poder fazer um futuro melhor. A Luta Pela Libertação conta a história de uma adolescente muito revoltada com a pobreza e que buscou fuga de seus problemas num vício, que a levaria para difíceis caminhos de aprendizado. 


5- Você está lançando um livro agora no mês de abril, conte-nos um pouco dele. 
R: Ele é intitulado Contos Inocentes Para Meditar. São contos que abordam temas do cotidiano, que trazem não somente lições de vida, mas também procuram fazer com que o leitor reflita sobre como pode se tornar uma pessoa melhor. 


6- Sua família sempre te apoiou para seguir carreira de escritora, você teve alguma dificuldade com isso? 
R: Sim. A minha família, sobretudo a minha mãe, sempre me deram apoio a minha arte escrita. Contudo, não encaravam como trabalho, mas sim como apenas a realização de um velho desejo de adolescência e uma realização pessoal. As dificuldades que encontrei pelo caminho foram muitas. Em primeiro lugar, foram dez anos procurando uma editora e só levando não como resposta. Aí, quando publiquei meu primeiro livro em 2012, foi muito difícil fazer a divulgação. Mas graças a Deus, eu tive apoio de vários blogueiros e leitores. Meu primeiro livro até apareceu num programa de TV. Confiram o vídeo do programa de televisão no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=O9m5Yse93CE&feature=youtu.be . No segundo livro, consegui dar a minha primeira entrevista filmada num programa cultural de um canal da internet, que por sinal, graças a Deus, foi muito bem comentada e me ajudou bastante. Até hoje as pessoas comentam aquela entrevista. Aqui está o vídeo da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=Rch4AdJqoR8


7- Quais são seus autores favoritos, teve algum que te inspirou para ser escritora? 
R: São muitos, nos dois casos. Mas vou ressaltar três autoras: Janaína Blanc, Thalita Rebouças e Lycia Barros. 


8- Cyntia, qual são seus livros favoritos e que marcaram sua vida? 
R: É praticamente impossível falar, pois praticamente todo livro que li na vida é meu favorito. Mas vou citar três: Jogo de Risco, As Fêmeas e Tortura Cor de Rosa. 


9- Para aqueles que têm o sonho de publicar um livro, quais são as dicas que você passa para eles.
R: Leia muito e de tudo. Comece a escrever a mão mesmo, como treino. Tenha sempre em mãos dicionários e livros de gramática. Vá a luta, não desista jamais, confie em si mesmo, corra atrás sem ser desonesto, sem puxar tapete e nunca pise em outros. 


10- Cyntia e para terminar deixe uma frase que te marca todos os dias. 
R:Uma que penso sempre é: “Se você pode sonhar, você pode fazer” Walt Disney. Aproveito a oportunidade e convido a todo mundo a curtir a minha Fan Page no Facebook. O link dela é: https://www.facebook.com/ObrasDeCyntiaBandeiraLino. E meus livros são vendidos somente neste site: https://www.clubedeautores.com.br/authors/60632

2 comentários

  1. É sempre um prazer e uma honra conhecer um pouco mais sobre minha nobre amiga e colega das letras, Cyntia. Excelente autora! Parabéns pela brilhante entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Que escritora legal!
    Muito bom conhecer novos e nacionais!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir