Interlivreando #3: Um Viciado em Livros - Top 4: Livros Reflexivos

Oi pessoal, eu sou Felipe do blog Um Viciado em Livros e fui convidado pela Tammy para fazer esse post especial aqui. Muito obrigado pelo convite parceira, fiquei imensamente feliz. Como vocês viram no título, irei falar sobre livros que me passaram uma reflexão e me ensinaram algo. Espero que gostem!

4º: Quem é você, Alasca?
O livro conta a história de Miles, um garoto que sai de sua cidade decidido a encontrar seu grande talvez. No colégio novo, ele logo faz amigos e se apaixona por Alasca, que se torna um grande enigma para ele. Juntos eles passam por várias loucuras e aventuras, e fazem vários questionamentos sobre a vida e as últimas palavras de um autor famoso: "Como sairei desse labirinto?". Alasca é cheia de enigmas e problemas, gerando vários quebra-cabeças que o leitor vai resolvendo aos poucos, refletindo sobre quem nós somos, e os erros que muitas vezes cometemos sem perceber. Mas não espere ler um conto de fadas, o livro mostra como a vida é, muito cruel às vezes e nem sempre justa, nos fazendo pensar além do que vemos e enxergar as coisas por outra visão.


3º: Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson
Garotas de vidro é um livro que aborda um tema diferente: distúrbios alimentares. Ele narra a história de Lia, uma adolescente que está com anorexia e tem que enfrentar os fantasmas da morte de sua melhor amiga. O livro mostra uma realidade bem triste atualmente que é a condição das Garotas de Vidro; garotas obcecadas pela boa forma e que fazem de tudo para consegui-la. Nós vemos o lado de quem está passando por esse doença, entendendo os motivos e o pensamentos dos adolescentes com esse problema, assim como o lado de quem convive com o problema, no caso, a família de Lia e também, o papel da família na recuperação da doença.






2º: Feios - Scott Westerfeld
Feios é uma distopia totalmente original e criativa, com uma ambientação futurística que te dá vontade de entrar no livro e viver lá para sempre, mesmo com todos os problemas existentes. Scott passou por vários questionamentos sobre a sociedade em que vivemos, onde nós julgamos muito às pessoas pela aparência, nós não enxergamos o interior, vemos primeiro o físico. E somos programados para achar que aquilo que foge da nossa concepção de "belo", aquilo que achamos diferente, é sempre "feio". E sendo assim, os "perfeitos", ou seja, os bonitos, sempre tem mais chances na sociedade em relação aos feios, pois todo mundo olha primeiro para aquilo que é belo, eles conseguem os melhores empregos, são mais populares, recebem mais crédito, etc. O livro me fez refletir que não existe nem nunca existirá um mundo perfeito, pois para isso é necessário abrir mão de várias coisas, assim como em Feios.


1º: A lista Negra - Jennifer Brown
É muito difícil falar sobre esse livro para mim, pois é muito difícil reunir palavras que possam expressar o que eu senti ao lê-lo e quanta coisa ele transmite. É um livro lindo e triste ao mesmo tempo, que aborda um tema forte que é o bullying e passa uma bela lição de moral sobre o mesmo. Aqui nós vemos os dois lados de uma história, de quem sofre o bullying, assim como de quem o comete e os familiares do mesmo, nós vemos que ninguém é totalmente mocinho ou vilão. Todos temos nossas falhas e defeitos, porém não podemos deixar isso fugir do controle. O livro nos faz refletir sobre o perdão, sobre mágoas, sobre nossas atitudes, nos faz refletir sobre a vida. A lista negra aborda uma realidade muito dura e de forma inexplicavelmente tocante. Não é um livro sobre finais felizes, ele trata justamente do contrário, de quando as coisas fogem do controle. Essa é uma história que precisa ser contada e um livro que merece ser lido, para refletir, para provocar mudanças. 

5 comentários

  1. Oi Felipe!! Eu acho o máximo a interação entre blogs e blogueiros, mostra o quanto somos unidos pela literatura.
    Tenho quatro livros que, além de me fazerem refletir, mudaram pontos da minha vida. São eles: O Lado Bom da Vida, Extraordinário, A Cabana e Antes que eu vá.
    Adorei o posto, beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler "Quem é você, Alasca?", mostra o mundo do jeito que é? Eu gosto assim. rs Sem muito mimimi. Afinal, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos, não é mesmo?! Logo, o "Feios" também me interessou muito. Ambos já estão na minha lista de leitura :)
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi eu encontrei o link d "quem é você Alasca?" se você quiser é esse: http://static.tumblr.com/dckmav5/L97my4biy/john_green_-_quem____voc____alasca.pdf é um livro realmente muito bom você não vai se arrepender de ler

      Excluir
  3. Adorei a lista Felipe, apesar de só ter lido o 3 e 4 lugar! Eu amei muito Quem é você, Alasca? justamente por esse lado reflexivo que ele tem! Garotas de Vidro eu não curti muito não ;/

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir