Resenha: Último Sacrifício - Academia de Vampiros #6

Título Original: Last Sacrifice
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 536
Ano: 2013



Sinopse: Rose Hathaway sempre jogou com suas próprias regras. Ela quebrou as regras quando fugiu da Academia St. Vladimir com sua melhor amiga e a última princesa Dragomir sobrevivente, Lissa. Ela quebrou as regras quando se apaixonou por seu maravilhoso e fora-dos-limites instrutor, Dimitri. E ela ousou desafiar a Rainha Tatiana, a líder do mundo Moroi, arriscando sua vida e reputação para proteger futuras gerações de guardiões Dhampir. Agora a lei finalmente pegou Rose - por um crime que ela sequer cometeu. Ela está presa pelo mais alto crime imaginável: o assassinato de um monarca. Ela precisará da ajuda de Dimitri e Adrian para encontrar a única pessoa viva que pode atrasar sua execução e forçar a elite Moroi a reconhecer uma chocante nova candidata ao trono real: Vasilisa Dragomir. Mas o relógio está correndo contra a vida de Rose. Ela sabe em seu coração que o mundo dos mortos a quer de volta… E desta vez ela realmente não tem uma segunda chance. A grande questão é: quando sua vida é dedicada a salvar os outros, quem vai te salvar?

Atenção: a resenha contém spoilers dos livros anteriores.



E finalmente chegamos ao último livro da série, devo falar que já estou com saudades de toda a dinâmica dos personagens. Essa série foi uma excelente surpresa. Quando comecei a ler, pensei que fosse mais uma história sobre vampiros que mudaria uma coisa ou outra dos demais no gênero, então, me deparo com uma nova forma de enredo, como resultado, não consegui mais me desapegar e a série entrou para a lista dos favoritos.

Último Sacrifício continua do ponto em que Laços do Espírito terminou, encontramos Rose presa, acusada de assassinato e traição pela morte da Rainha Tatiana. Agora, Rose pode ser condenada à morte, junto com esse fato, ainda tem o bilhete que a própria Rainha deixou para ela e que pode mudar para sempre a sociedade Moroi. Lissa não é a última Dragomir. E Rose foi a escolhida para encontrar o filho ilegítimo de Eric Dragomir, pai de Lissa. Seus amigos estão fazendo de tudo para provar sua inocência, tentando encontrar provas para tal, mas os ventos não estão favoráveis. O assassino fez um ótimo trabalho para incriminar incriminá-la.

“Encarei os dois, tentando não deixar meu queixo cair. Ali estavam eles, juntos, os dois homens da minha vida. Adrian mal parecia ser capaz de partir para um embate físico, mas se encontrava tão alerta e sério quanto os outros lutadores.” (MEAD, 2013, p.45)

Adrian Ivashkov, o atual namorado de Rose, fará de tudo para ajudá-la, isso inclui deixar Rose fugir com Dimitri para ganhar tempo de provar que ela não é a responsável pelo assassinato. Enquanto Rose foge, Lissa tem que se candidatar à Rainha, e faz isso somente para ajudar sua melhor amiga, afinal, até onde ela sabe, não tem como ela ser a líder da sociedade Moroi.

Ah minha filha. Dezoito anos e já foi acusada de assassinato, de formação de quadrilha e provocou mais mortes que grande parte dos guardiões jamais verá. Eu não poderia estar mais orgulhoso. (MEAD, 2013, 54)

Com a ajuda de Abe Mazur, Rose segue com Dimitri ao encontro de Sydney, para se manter afastada da corte até sua inocência ser provada. Como sabemos, com Rose Hathaway nada é simples, ela aproveita para investigar o paradeiro do outro Dragomir, mesmo que isso signifique colocar a sua vida em risco. Com tantos problemas para lidar, ainda tem Dimitri e todos os sentimentos que tem por ele. Não vai ser fácil se manter distante desses sentimentos.



Sou suspeita para falar dessa série, sim eu sei. Mas não estou mentido quando digo que a história é boa, com uma narrativa envolvente e personagens que conseguem envolver quem ler. E esse livro fechou com chave de ouro. Apesar de conter 536 páginas, a ação esteve presente do início ao fim, com coerência e emoção. Richelle expressa através de sua escrita, detalhes que deixam os leitores completamente envolvidos com a história.

Fiquei tristinha pelo Adrian, e até entendo a sua reação, mas ele sempre soube que isso poderia acontecer quando se envolveu com Rose. Abe é o meu malvado favorito. A maneira como ele entrou e permaneceu na série deu uma nova perspectiva do porque Rose é da forma que é. Rose me conquistou desde o primeiro livro, pelo seu jeito brigão e sarcástico, mas também por ser amiga e determinada, e no decorrer da série, não só ela como outros personagens amadureceram bastante. Dimitri em qualquer papel, seja ele bom ou ruim, traz sua marca e se faz ser notado. A maneira como ele e Rose funcionam juntos é o que faz nos apaixonarmos pelo casal.

"Qualquer controle fingido ou razão que algum de nós possuía se desfez. As barreiras se despedaçaram e tudo o que vínhamos escondendo um do outro veio à tona depressa. Estendi os braços e o puxei para mais perto, para lhe dar um beijo – um beijo que ele não evitou dessa vez." (MEAD, 2013, p.432)

O livro termina com algumas lacunas, e isso foi proposital. Segundo a autora, foi preciso para o spin off da série, que por sinal já foi resenhado aqui no blog, Laços de Sangue e Lírio Dourado. Sentirei saudades de ter Rose e Dimitri como personagens principais, mas em Bloodlines, ainda poderemos ver os dois em ação.

Série Completa
Bjim, e até a próxima.

2 comentários

  1. Eu amo tanto essa série <3
    Ultimo Sacrifício me surpreendeu muito com ação, romance e um final não esperado HAHA.
    Amo os personagens, e as descrições de ambientes.
    A Richelle caprichou no livro todo.
    Só não gosto muito da capa :/
    Mas queridinha, você não precisa se entristecer pelo Adrian, é só ler o spinn-off da série, Bloodlines, que é tão boa quanto Academia de Vampiros.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karolayne,
      Amo os livros e a maneira como Richelle escreve. A mistura de ação, romance, fantasia e suspense nos cativa durante a narrativa.
      Já li o spin off. Fiquei triste em como ele ficou com a separação, mas estou amando ele com a Sydney agora.
      Bjim.

      Tammy

      Excluir