Literaturiando: O que é esse tal de New Adult?
Quem aí já ouviu falar do "tal do New Adult"? O nome te parece familiar? Pois bem, eis o porque: New Adult é um gênero que tem se popularizado bastante por ai e acabou virando febre. Você mesmo as vezes já leu um livro do gênero e nem sabe. Então, vamos conferir este Literaturiando e descobrir mais sobre os famosos New Adults.
O que é New Adult?
New Adult é uma terminologia que foi usada pela primeira vez em 2009 pela editora St. Martin's Press, para definir uma nova categoria de ficção para jovens adultos. O interesse da editora era abordar o período da ‘maioridade’, buscando histórias sobre jovens que são legalmente adultos, mas que ainda estão encontrando seu caminho na construção de uma vida adulta, ou seja, que procuram descobrir o real significado de ser um adulto. Então é um gênero que retrata "novos adultos", como já diz a tradução literal do nome. Ele seria basicamente, um gênero que significaria o meio-termo entre o Young Adult e o Adulto.
Nas palavras de JJ em St. Martin:
New Adult é sobre a idade jovem-adulta, quando você é um adulto, mas não estabeleceu a sua vida como um (carreira, família, tudo o que você tem, etc.).
Ou seja, o termo define um processo de transição, de mudança; momento no qual o jovem atinge a maioridade e começa a perceber as alterações nas quais tal status acarreta.
Há um período de tempo em que a vida adulta é sentida como um novo par de sapatos. As expectativas de independência e autossuficiência ainda são novas, ainda precisam ser quebradas e os ‘new adults’ são as pessoas que apenas começaram a andar nos novos sapatos; ficção ‘new adult’ é sobre suas bolhas e dores
Qual é o público principal para o qual esse gênero é destinado?
O jovem que inicia a vida adulta e passa por transições, como morar fora de casa, longe dos pais ou da família, a busca pela independência etc. Muitas vezes os livros refletem o ambiente universitário ou falam das primeiras experiências, como a primeira transa, casamento, primeiro emprego, e abordam questões e valores importantes para a geração, como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, perspectivas de futuro etc. Ninguém duvida que esse começo da vida adulta carrega uma série de indagações e anseios próprios, sempre muito intensos e eles são abordados nos livros do gênero.
Principais autores do gênero:
Segundo nossa velha amiga Wikipedia, os entre os principais autores do gênero podemos citar: Jamie McGuire, Tammara Webber, Abbi Glines, Colleen Hoover e Cora Carmack.
Exemplos de livros do gênero:
Bom, por hoje é só. Espero que, assim como eu, tenham aprendido mais sobre esse gênero que está com tudo!
Beijinhos e até a próxima.
5 comentários
Oie!!
ResponderExcluirSou super fã deste gênero.
As histórias podem conter talvez uma certa receita e clichês, mas todos os livros são tão envolventes.
Adorei o post.
Me ajudou a tirar algumas dúvidas que tinha a respeito :)
Beijos,
Marcela.
ocantinholiterario.blogspot.com
Oi Marcela!
ResponderExcluirRealmente os livros do gênero tem seus clichês, mas quem disse que clichês são ruins? Eu adoro eles! haha
Beijinhos.
Oi Carol!!!
ResponderExcluirDevo te confessar que esse é o gênero que mais gosto, e é o que domina a minha estante de livros hahaha
Adorei o post.
Um super Beijo!
http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/
Oi Taty!
ResponderExcluirTambém adoro o gênero, acho que os livros do gênero tem muito a ver comigo....
Beijinhos.
Eu gostei da materia. O autor JAY KRISTOFF com o NeverNight se enquadra nessa classificação? porque este livro tambem é fantasia sombria.
ResponderExcluir