Literaturiando: O que é esse tal de New Adult?


Quem aí já ouviu falar do "tal do New Adult"? O nome te parece familiar? Pois bem, eis o porque: New Adult é um gênero que tem se popularizado bastante por ai e acabou virando febre. Você mesmo as vezes já leu um livro do gênero e nem sabe. Então, vamos conferir este Literaturiando e descobrir mais sobre os famosos New Adults.


O que é New Adult?

New Adult é uma terminologia que foi usada pela primeira vez em 2009 pela editora  St. Martin's Press, para definir uma nova categoria de ficção para jovens adultos. O interesse da editora era abordar o período da ‘maioridade’, buscando histórias sobre jovens que são legalmente adultos, mas que ainda estão encontrando seu caminho na construção de uma vida adulta, ou seja, que procuram descobrir o real significado de ser um adulto. Então é um gênero que retrata "novos adultos", como já diz a tradução literal do nome. Ele seria basicamente, um gênero que significaria o meio-termo entre o Young Adult e o Adulto.

Nas palavras de JJ em St. Martin:

 New Adult é sobre a idade jovem-adulta, quando você é um adulto, mas não estabeleceu a sua vida como um (carreira, família, tudo o que você tem, etc.).
Ou seja, o termo define um processo de transição, de mudança; momento no qual o jovem atinge a maioridade e começa a perceber as alterações  nas quais tal status acarreta.

Há um período de tempo em que a vida adulta é sentida como um novo par de sapatos. As expectativas de independência e autossuficiência ainda são novas, ainda precisam ser quebradas e os ‘new adults’ são as pessoas que apenas começaram a andar nos novos sapatos; ficção ‘new adult’ é sobre suas bolhas e dores 

Qual é o público principal para o qual esse gênero é destinado?

O jovem que inicia a vida adulta e passa por transições, como morar fora de casa, longe dos pais ou da família, a busca pela independência etc. Muitas vezes os livros refletem o ambiente universitário ou falam das primeiras experiências, como a primeira transa, casamento, primeiro emprego, e abordam questões e valores importantes para a geração, como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, perspectivas de futuro etc. Ninguém duvida que esse começo da vida adulta carrega uma série de indagações e anseios próprios, sempre muito intensos e eles são abordados nos livros do gênero.

Principais autores do gênero:

Segundo nossa velha amiga Wikipedia, os entre os principais autores do gênero podemos citar: Jamie McGuire, Tammara Webber, Abbi Glines, Colleen Hoover e Cora Carmack.

Exemplos de livros do gênero:

 



Bom, por hoje é só. Espero que, assim como eu,  tenham aprendido mais sobre esse gênero que está com tudo! 

Beijinhos e até a próxima.


4 comentários

  1. Oie!!
    Sou super fã deste gênero.
    As histórias podem conter talvez uma certa receita e clichês, mas todos os livros são tão envolventes.
    Adorei o post.
    Me ajudou a tirar algumas dúvidas que tinha a respeito :)
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcela!
    Realmente os livros do gênero tem seus clichês, mas quem disse que clichês são ruins? Eu adoro eles! haha

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!!!
    Devo te confessar que esse é o gênero que mais gosto, e é o que domina a minha estante de livros hahaha
    Adorei o post.
    Um super Beijo!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Taty!

    Também adoro o gênero, acho que os livros do gênero tem muito a ver comigo....

    Beijinhos.

    ResponderExcluir