Do Papel Para as Telas: A Resposta

Olá, leitores. Hoje vim aqui para fazer a categoria “Do papel para as telas”, que consiste em comparar um livro com a sua adaptação cinematográfica. Eu não olho muitos filmes, então é difícil para fazer essa categoria, mas vamos lá:

SOBRE O LIVRO






Título original: The Help

Tradução: A Resposta

Autora: Kathryn Stockett

Editora: Bertrand Brasil

Ano: 2010

Páginas: 574

Leia a resenha aqui


SOBRE O FILME



Título Original: The Help

Tradução: Histórias Cruzadas

Distribuidor: Walt Disney

Direção: Tate Taylor

Ano: 2011

Duração: 2h17min

Elenco: Emma Stone (Skeeter), Jessica Chastain (Celia Foote),  Viola Davis (Aibileen), Octavia Spencer (Minny).

Assista ao trailer:

Análise:

A primeira coisa que me chamou a atenção foram as traduções, não vi “A Ajuda” nem no livro nem no filme, mas enfim.

O livro eu achei realmente incrível, são 574 páginas de uma história linda. Cada evento, cada acontecimento, é tudo bem detalhado, assim, todas as partes do livro se encaixam.

Quanto ao filme, eu diria que eu gostei se eu não tivesse lido o livro. Algumas partes são bem fiéis ao livro, outras... Não sei dizer de onde inventaram.

Vou dar alguns exemplos aqui sobre o que me decepcionou no filme:

Não contém spoilers.

Antes da Dona Skeeter começar a escrever o livro, tem todo um processo de aproximação da Aibileen, de convencer ela a participar. Já no filme elas se olham e, tcharam, viram amigas e escrevem o livro.

Quanto ao nome que elas dão o livro, depois de todo o processo é que elas decidem o nome, enquanto no filme, tu já sabes o nome logo que tu vê o trailer, com a Dona Skeeter anotando ele em um caderno.

Uma coisa que me deixou bastante chateada é que aconteceu com a antiga empregada da Skeeter, Constantine, foi a parte do livro que eu mais gostei. E o que acontece no filme? Viajam na maionese (desculpem usar o termo clichê, mas foi o que mais definiu, haha). Essa parte da história foi mudada completamente.

Então, como eu disse anteriormente: eu teria gostado do filme se eu não tivesse lido a história antes, é um filme agradável, porém bem diferente do livro.

Muitas histórias que acontecem durante quase todo o livro, nem são comentadas no filme, ou apenas são mostradas em cenas rápidas. Mas, fazer o que, né? É difícil uma adaptação agradar um leitor. Por isso prefiro ficar com os livros, haha.

Alguém aqui já leu o livro ou viu o filme?

Deixem a opinião de vocês.

Beijos!

4 comentários

  1. Ainda não li o livro nem vi o filme; tem alguns filmes que se baseiam muito pouco no livro, né?

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filmes antes de ler o livro, foi um dos poucos que fiz isso, gostei do filme e alguns meses depois li o livro e simplesmente o comi, a história é envolvente, me apaixonei por esse livro. Um dos meus preferidos !

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Não assisti nem ao filme, e nem li o livro, mas a história deve ser incrível!

    Beijos,
    Marcela.
    http://ocantinholiterario.blogspot.com.br/2014/03/cine-marcado-romances.html

    ResponderExcluir
  4. Olá Dani! Eu já assisti o filme várias vezes, é um dos meus favoritos, só que só soube que tinha o livro há pouco tempo atrás, e quero muito ler! Fiquei bem curiosa para saber sobre o que acontece com a Constantine no livro. E sobre o nome "A Ajuda" é pq em inglês o "The Help" é o nome dado as empregadas, tipo, ao invés de empregadas elas são chamadas de the help e ia ficar meio estranho traduzir ao pé da letra, pelo menos é isso que eu achei.

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir