Resenha: O Beijo Das Sombras - Academia de Vampiros #1

Para quem me acompanha aqui no blog, acho que já deu para perceber o quanto gosto da autora Richelle Mead. por isso, resolvi resenhar a série de livros, no qual, conheci a autora. Estou falando da série Academia de Vampiros, como é conhecida no Brasil. Sei que em primeiro momento você pode pensar, "vampiros novamente", mas essa série tem seu diferencial. Conheço a série desde 2009, e desde então, sempre a acompanho, e como esse ano irá estrear o filme referente ao primeiro livro da série, percebi que ainda não tinha resenha da série aqui. Mas, hoje vamos mudar isso!!!

Título Original: Vampire Academy
Autor: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 320
Ano: 2009



Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma famí­lia real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestí­gio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o conví­vio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem í s famí­lias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temí­veis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.


A série é baseada nas lendas romenas e balcânicas, onde há dois tipos de vampiros, os Strigoi e os Moroi, e os híbridos que são chamados Dhampir. Foi baseada nela, que Richelle criou o mundo da Academia de Vampiros. Antes de começar a comentar sobre o livro, primeiro vamos à uma rápida explicação de como funciona esse universo.

Moroi: São vampiros vivos. Eles se alimentam de sangue humano, mas nunca matam o humano fornecedor, e também de comida comum. Têm certa resistência e tolerância ao sol e praticam magia, se especializando em um dos quatro elementos: ar, água, fogo, terra e raras vezes, são especializados em um quinto elemento, o espírito. O Moroi nasce do cruzamento entre dois Moroi.

Strigoi:São vampiros que tem imortalidade. Não podem pisar em solo sagrado ou sair ao sol. Quando um Moroi se transforma em Strigoi, perde seus poderes mágicos e cria intolerância a magia, assim como dampiros e humanos. Um Strigoi pode transformar um humano ou um dhampiro à força, drenando o sangue da vítima e depois alimentando com o seu. Os Moroi podem se transformar sozinhos caso matem durante a alimentação.

Dhampir: São os guardiões. Eles são metade vampiro e metade humano, tendo as melhores características de cada raça e dão sua vida para proteger os Moroi dos Strigoi. Não se alimentam de sangue e podem perfeitamente sair à luz solar. Não podem reproduzir entre si.









Rose Hathaway é uma dampira que sempre foi destinada a ser a guardiã de sua melhor amiga, Lissa Dragomir, a última de sua linhagem dentro da realeza Moroi, que por ser uma princesa, traz consigo grande responsabilidade. Seus pais e irmão morreram em um acidente de carro, onde, só as duas sobreviveram. A partir desse acidente, Rose e Lissa criaram um estranho laço psíquico, permitindo que Rose sinta os pensamentos e veja através dos olhos de Lissa. Preocupada com o perigo que cercava Lissa, elas decidem fugir de São Vladimir, e permanecem assim por dois anos, até serem encontradas pelos guardiões e retornarem a escola.

Agora, as duas estão de volta para encarar as fofocas, as intrigas, os perigos e lidar com a hierarquia existente na rotina da escola, onde as divisões de classes tem importância e a popularidade é como um troféu. Lissa terá que saber lidar novamente com a realeza, sendo diplomática, mas sem chamar muita atenção para si, enquanto Rose terá que entrar na linha e correr atrás do tempo que esteve fora para conseguir se formar, e se tornar oficialmente a guardiã de Lissa. Isso significa, que terá horas de treinamento extra com o seu instrutor Dimitri Belikov. Dimitri é um guardião russo, meio antissocial, disciplinado, enigmático, e um dos melhores guardiões que protegem a Escola São Vladimir. Foi o responsável pela captura das garotas. E com todas essas qualidades, ainda tem uma presença marcante, o que atrairá os olhares de Rose, que tem a consciência de que não pode se apaixonar por seu instrutor sete anos mais velho que ela.

"No começo do dia seguinte,fui direto encontrar Dimitri.Essas sessões de treinamento passaram a ser agora o melhor momento do meu dia,em parte por causa do meu encanto absurdo por ele e em parte porque ali eu não precisava estar na companhia dos outros." (MEAD, 2009, p.171)

O clima aparentemente começa a voltar ao normal na escola quando estranhos fatos acontecem, colocando em risco à vida de Lissa. Agora, o lugar onde aparentemente elas estariam seguras, passa a ser o principal foco de preocupação.


O livro tem como foco principal a amizade entre Rose e Lissa, além disso, ele traz romance, comédia e ação que se entrelaçam de maneira perfeita. No início, é apresentado a sociedade Moroi e como eles vivem entre si, passamos a conhecer a profunda ligação entre as duas amigas, assim como as suas personalidades, o que me agradou demais, pois amei conhecer a personalidade de Rose. Ela é destemida e forte, tenta sempre dar o seu melhor e não dispensa uma boa piada e ironia, ela sai do esteriótipo de mocinha frágil e entra em cena como uma guerreira, que erra e é impulsiva às vezes. Lissa é a parte da racionalidade, sempre muito centrada, sabe o peso do seu título e o quanto é importante manter contato com a realeza por pura politicagem. Costuma sempre ver o melhor das pessoas, fazer o bem, apesar dos seus tormentos internos, que só são suportados por ter Rose por perto, e depois, por ter a ajuda de Christian Ozera, um Moroi também pertencente a uma das 12 famílias reais, que é estigmatizado por seus pais terem virado Strigoi no passado.

"Eu era a que agia, que fazia as coisas acontecerem - às vezes precipitadamente. Ela era a mais racional, a que planejava as coisas e as pesquisava exaustivamente antes de agir. Ambos os estilos tinham as suas vantagens." (MEAD, 2009, p.11)

A narrativa é bem construída e deixa o leitor atento e envolvido durante toda a história. A ação começa depois da metade do livro e te traz um final surpreendente. Surpreendente mesmo!!!
Comecei a ler esse livro somente por curiosidade, mas acabei me apaixonando pela maneira que Richelle Mead conduz a sua escrita. Não considero esse livro, como mais um sobre vampiro, ele traz um diferencial que Mead soube desenvolver perfeitamente.

Como comentei no início do post, a adaptação desse livro ira estrear em 14 de março aqui no Brasil, segue o trailer.



Espero que tenham gostado da resenha. Deixe a sua opinião sobre o que achou do livro, e se ainda não leu, que tal dar uma chance para ver o que acontece?

"As maiores e mais poderosas revoluções freqüentemente começam em silêncio, escondidas nas sombras. - Ele olhou nos meus olhos. - Lembre-se disso." (MEAD, 2009, p.306)


Série Completa



Bjim, e até mais!

2 comentários

  1. Olá!
    Estou lendo esse livro e adorando!
    Realmente é um livro diferente de tudo já visto.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Li, fico feliz que esteja gostando da leitura. Amo essa série.

      Bjim!!!

      Excluir