Autor em Destaque: George R. R. Martin

Oii, tudo bem?

O Autor em Destaque de hoje é o Geroge R. R. Martin. Eu não li nenhum livro dele ainda, por falta de tempo, mas já comprei 5 livros das Crônicas de Gelo e Fogo e pretendo ler logo. Acho que todos já ouviram falar dele, então vamos conhecer um pouco sobre ele?!


Nome: George Raymond Richard Martin

Nascimento: 20 de setembro de 1948 (65 anos), Bayonne, Nova Jérsia, Estados Unidos

Nacionalidade: Americano

Gênero Literário: ficção científica, terror e fantasia americano

Biografia: George R. R. Martin nasceu em Bayonne, Nova Jérsei, filho de um estivador, cuja família de classe operária vivia perto das docas de Bayonne. Quando jovem, ele se tornou um leitor ávido de quadrinhos de super heróis. A edição de novembro de 1968 do Quarteto Fantástico possui uma nota ao editor que Martin escreveu quando ainda estava na escola. Ele credita a atenção que ele recebeu com a carta, junto com seu interesse em quadrinhos, como sua inspiração para se tornar escritor. 



Em 1970, Martin recebeu seu Bacharelado em jornalismo na Universidade Northwestern, Illinois, se formando com muitos elogios. Ele depois completou um Mestrado em jornalismo, também em Northwestern, em 1971.

Martin começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970, e apesar de o início de sua carreira não ter sido fácil (uma de suas histórias foi rejeitada por diferentes revistas 42 vezes), ele nunca se desencorajou; anos depois ele venceria seu primeiro Hugo Award e Nebula Award por um de seus contos. Sua primeira história indicada para o Hugo e para o Nebula foi With Morning Comes Mistfall, publicado na revista Analog Science Fiction and Factem 1973. Apesar de não ter vencido nenhum dos prêmios, Martin não se importou, notando que se juntar ao Clube dos "Perdedores do Hugo e Nebula" foi uma grande realização para ele.
Apesar de muito de seu trabalho ser de fantasia ou terror, alguns de seus trabalhos iniciais se encaixavam em ficção científica, ou em história futura. Ele também escreveu pelo menos uma obra de cunho político-militar, Night of the Vampyres.

Durante a década de 1980, Martin começou a escrever para a televisão e trabalhar como editor de livros. Para a televisão, ele trabalhou em The New Twilight Zone e Beauty and the Beast. Como editor de livros, ele supervisionou o desenvolvimento da série Wild Cards. A série continua sob a direção e edição de Martin, com mais de vinte volumes publicados; em 2012 a série teve seu aniversário de 20 anos.

A novela de Martin, Nightflyers, foi adaptada em um filme no ano de 1987. 
Em 1991, Martin voltou a escrever livros, começando a escrever aquilo que eventualmente se tornaria a série de fantasia épica, As Crônicas de Gelo e Fogo (ostensivamente inspirada na Guerra das Rosas e em Ivanhoé), que terá sete volumes. O primeiro volume, A Game of Thrones, foi publicado em 1996. Em novembro de 2005, A Feast for Crows, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal. A série foi aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro.

Em 2007, a HBO comprou os direitos de uma adaptação para a televisão de toda a série As Crônicas de Gelo e Fogo. A primeira temporada de Game of Thrones estreou em 17 de abril de 2011, tendo dez episódios que cobrem o primeiro livro da série. Dois dias após a estréia, a HBO anunciou que havia renovado a série para uma segunda temporada depois das críticas extremamente positivas e do número inicial de espectadores do primeiro episódio, 4.2 milhões.

Martin foi um instrutor de jornalismo e, quando jovem, um diretor de um torneio de xadrez. Em seu tempo livre ele coleciona miniaturas com temas medievais, lê e coleciona livros de ficção científica, terror e fantasia, e aumenta sua grande coleção de quadrinhos, que incluí as primeiras edições da "era de prata" do Homem Aranha e do Quarteto Fantástico.

Em 15 de fevereiro de 2011, Martin se casou com sua namorada de longa data, Parris McBride, em uma pequena cerimônia para amigos e familiares em sua casa em Santa Fé, Novo México. O casal trocou alianças inspiradas em anéis célticos, feitos sob encomenda por artesãos locais.




Livros Publicados:
Romances: A Morte da Luz (1977; Windhaven (1981, com Lisa Tuttle); Fevre Dream (1982); The Armageddon Rag (1983); As Crônicas de Gelo e Fogo (série); Hunter's Run;
Livros infantis: The Ice Dragon (publicado originalmente em 19808 , ilustrada e reimpressa em outubro de 2006; 
Coletâneas: A Song for Lya (1976); Songs of Stars and Shadows (1977); Sandkings (1981); Songs the Dead Men Sing (1983); Nightflyers (1985); Tuf Voyaging (1987, coletânea de histórias interligadas); Portraits of His Children (1987); Quartet (2001); GRRM: A RRetrospective (2003; reimpresso em 2006 e 2007 como Dreamsongs); 
Wild Cards: Wild Cards I (1987); Wild Cards II: Aces High (1987); Wild Cards III: Jokers Wild (1987); Wild Cards IV: Aces Abroad (1988); Wild Cards V: Down & Dirty (1988); Wild Cards VI: Ace in the Hole (1990); Wild Cards VII: Dead Man's Hand (1990); Wild Cards VIII: One-Eyed Jacks (1991); Wild Cards IX: Jokertown Shuffle (1991); Wild Cards X: Double Solitaire (1992); Wild Cards XI: Dealer's Choice (1992); Wild Cards XII: Turn of the Cards (1993); Wild Cards: Card Sharks (1993); Wild Cards: Marked Cards (1994); Wild Cards: Black Trump (1995); Wild Cards: Deuces Down (2002); Wilds Cards: Death Draws Five (2006); Outros: Warriors (TBA); Songs of the Dying Earth; Starlady & Fast-Friends; In the House of the Worm; Arms of the Kraken; Songs of Love & Death; Down this Strange Streets; Daenerys - a Mãe dos Dragões.


Curiosidades: 
  • Mais nerd, impossível: Martin é colecionador de livros de ficção científica e terror, quadrinhos e miniaturas com temas medievais.
  • Entre os escritores que inspiraram Martin estão J. R. R. Tolkien, Isaac Asimov, H.P. Lovecraft e Tad Williams.
  • Os cinco livros publicados até agora (2013) da série As Crônicas de Gelo e Fogo possuem nada menos que 5.216 páginas.
  • George R. R. Martin mantém planos de publicar mais dois livros da saga, cada um com cerca de 1.500 páginas.
  • Os personagens de Martin não se encaixam em estereótipos maniqueístas. Além disso, são personagens contraditórios. E os vilões podem cometer boas ações e os heróis, más ações.
  • O personagem favorito de Martin é Tyrion Lanister. O autor justifica a sua preferência: “é um personagem de muita profundidade, grande inteligência, cheio de contradições e com um lado obscuro”.
  • George R. R. Martin foi escolhido como uma das personalidades mais influentes do mundo em 2011.
Esse foi mais um Autor em Destaque, espero que tenha gostado, quem já leu um livro do George R. R. Martin? O que acharam?

Beijos.






Nenhum comentário :

Postar um comentário