1984 - George Orwell

Titulo: 1984
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 416
Lançamento: 2009

Sinopse:Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceania não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro.


O´Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que "só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro". 

Análise:
 George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair é considerado um dos maiores escritores do século XX. Com o seu livro de sucesso “1984” narrado por Winston Smith, principal personagem do livro o leitor vai ser levado por uma história que está tão presente nos dias de hoje como nunca foi visto antes. Além de ser considerado um dos maiores escritores devo mencionar que ele também pode ser descrito como um verdadeiro “profeta”. O livro foi publicado originalmente no dia 8 de junho de 1949.

Orwell com uma escrita afiada e critica politica nos leva para um mundo que podemos considerar como uma realidade dos nossos tempos. Com grandes olhos vibrantes saltados da Teletela (TV) em vários ângulos, podemos percebe que o Grande Irmão olha direto para o leitor em uma capa bem chamativa.

No mundo de 1984 existem três grandes potencias sendo elas: Oceania, Eurásia e Lestásia. Outro ponto importante que o leitor pode achar estranho em algumas partes do livro é a linguagem que se utiliza no enredo, mas não se assuste, pois no mundo que Orwell criou é utilizado a Novilíngua que se baseia na redução de termos no dicionário e criando novas palavras e regras de escrita.

Winston Smith, personagem principal da história é funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade esse departamento é um dos quatros mais importantes que governam a Oceania. Outros personagens principais são Julia no qual trabalha no Departamento de Ficção e O'Brien que é um agente do Governo que vai ter um papel fundamental na vida de Smith. Se eu me aprofundar nos personagens posso acabar revelando spoilers.


Você leitor, que já leu ou aquele que pretende ler 1984, nos conte o que você achou sobre o livro e se ele reflete nos dias de hoje? 

Um comentário

  1. Eu acho que o fato do autor ter sido um visionário para a sua época o tornou sensacional. Quer dizer, vamos olhar para a atualidade: todo mundo faz coisas coletivas - pessoalmente ou pela internet - e mesmo assim cada um está no seu quadrado. Querendo ou não, peguemos o exemplo do Obama que inventou de espionar o mundo inteiro, isso não assemelha ao Grande Irmão?

    http://spencer-pretty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir