Resenha: A Redenção de Gabriel - Gabriel's Inferno #3

Olá Livreadores,

Hoje tem resenha de lançamento, no caso, como vocês já podem ver, se trata do último livro da trilogia O Inferno de Gabriel. Então, vamos conferir!!!

Título Original: Gabriel's Redemption
Autor: Sylvain Reynard
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Ano: 2014


Sinopse: Depois do escândalo em que se viram envolvidos em Toronto, Gabriel e Julia se casaram e se mudaram para Massachusetts, onde ele dá aula na Universidade de Boston e Julia faz doutorado em Harvard. Agora ela precisa provar que não vive à sombra do marido famoso.
Mas parece que Gabriel não está pronto para ver a esposa caminhar com as próprias pernas. Quando ela é convidada a dar uma palestra em Oxford, surge seu primeiro conflito: a linha de pesquisa dela diverge da teoria dele.
Durante a conferência, os dois são obrigados a confrontar antigos rivais, entre eles a incansável Christa, que, ainda determinada a humilhar Julia, ameaça revelar um dos segredos mais obscuros de Gabriel.
Além disso, as coisas entre eles não vão muito bem. Isso porque Gabriel está ansioso para ter um filho, mas Julia quer concluir o doutorado primeiro.
Para ver realizado seu sonho de formar uma família, Gabriel terá que enfrentar fantasmas do passado. Será ele capaz de fazer isso? E será que a generosidade de Julia resistirá à ameaça de ver arruinada a carreira que ela tanto se esforçou para construir?
A redenção de Gabriel é o desfecho brilhante dessa trilogia que arrebatou leitores no mundo inteiro. 
Contém spoilers do livro anterior 



Enfim, temos o último capítulo da série, que, pessoalmente, amei acompanhar. Agora o Sr. e a Sra. Emerson vivem os primeiros meses da vida conjugal, e como toda lua de mel, o relacionamento deles é cheio de declarações de amor e descobertas da vida a dois. Mas, como bem conhecemos a história desse casal, sabemos que nem tudo é assim, ainda há algumas barreiras a serem ultrapassadas e muros a serem derrubados, questões que vem como assombrações para o relacionamento deles, que precisam ser resolvidas para que enfim, eles possam ter o seu "felizes para sempre".

Você não pode controlar todas as coisas que acontecem na sua vida, mas pode controlar a maneira como reage a elas. (REYNARD, 2014, p.306)

Julianne está se dedicando ao máximo para seguir o seu cronograma de doutorado em Harvard, enquanto enfrenta boatos referente à sua relação com Gabriel, colocando em cheque se realmente fez por merecer em estar ali, ou se entrou apenas por ter se envolvido com o professor Emerson, conseguindo assim, sua aprovação. Vive tormentos diários para lidar com o estudo extremamente puxado e cansativo, tendo medo de não conseguir chegar até o final do seu doutorado. Devo ressaltar que finalmente vi à evolução de Julia, coisa que foi bem torturante durante os dois primeiros capítulos da trilogia. Agora, temos uma Julia mais decidida, que briga pelo que quer, confrontando Gabriel em algumas horas, e mais, ela está emocionalmente evoluída. O medo não lhe faz recuar, ela avança conforme a situação, de maneira confiante, servindo muitas vezes de fortaleza para Gabriel. Parabéns para Reynard por finalmente tirar Julia do casulo.

Gabriel por sua vez, ainda precisa enfrentar o passado mais uma vez. Primeiro, ele ver o homem que pode se tornar no futuro, mas antes, o homem do passado traz dúvidas sobre se ele pode ser ou não esse homem. Enfrentando mais uma vez o inferno em procura do perdão.

[...] como nossas feridas podem sarar, mas as cicatrizes ficam para sempre. Você não pode apagar o passado, só não precisa ser controlado por ele. (REYNARD, 2014, p.83)



O primeiro problema aparece quando Gabriel revela o seu desejo para Julia. Ter um filho. Isso pega Julia de surpresa, lhe trazendo desconforto. Afinal, ainda não está nem na metade do seu doutorado e um filho agora, interfere em seus planos, além do mais, eles como casal, ainda precisavam enfrentar seus demônios para criarem um filho juntos. E se não bastasse isso, Julia ainda está preocupada com a sua apresentação na Universidade de Oxford, essa seria sua grande chance de sair da "sombra" do renomado especialista em Dante e marido, Gabriel.
Enquanto Julia tenta fazer o melhor para se tornar uma boa professora, Gabriel decide voltar ao passado e procurar sua família, para saber como é o seu histórico familiar, e descobre que tudo o que pensava sobre seus pais, pode não ser a forma literal que suas lembranças traziam. Além de algumas surpresas.

O amor entre os dois é o principal laço para segurar todas as provações mentais pelo qual passaram nesse livro, fortalecendo um ao outro toda vez que uma nuvem vinha abaixo. E falando em amor, o livro é coberto de romantismo e momentos "quentes". Como um romântico convicto, Gabriel proporciona várias cenas encantadoras no decorrer da leitura, seja pelo seu modo espontâneo ou pela sua influencia dantesca.

Por você, meu amor, eu arrancaria as estrelas do céu só para colocá-las aos seus pés. (REYNARD, 2014, p.425)

O livro traz a solução de várias pontas soltas que encontramos no decorrer da trilogia, o que Reynard fez com maestria, confesso que para alguns personagens, pensava que o castigo seria maior, como no caso de Simon, Natalie e Christa. Paul segue sua vida, mas sem esquecer do que Julia significou para ele. Fiquei com o coração partido em algumas partes por causa dele. Katherine Picton com sua sabedoria trouxe momentos encantadores e ótimos conselhos ao casal recém casado. Já Tom e sua namorada, trouxeram momentos difíceis que completaram o enredo, mas também a certeza de dias melhores. O mesmo podemos dizer sobre Rachel e Aaron, que começaram a enfrentar seus primeiros tormentos, e juntos, tentaram virar a próxima página. E Richard, o que falar sobre ele? Um paizão que lutou junto com Grace, acreditando que Gabriel seria um homem melhor, não perdendo a fé em momento algum, sempre acreditando que um dia a sua família seria tudo o que Grace imaginou.

Além de tudo isso, ainda temos uma coleção de músicas e inspirações em Dante que fizeram dessa trilogia um diferencial, o que amei, declarações de amor e posicionamentos regados a fontes infinitas, que vale ressaltar, enriquece à leitura.












Era possível dizer que aquelas pinturas ilustravam as etapas do relacionamento deles. A primeira retratava o encontro dos dois e a obsessão crescente de Gabriel por Julia. A segunda representava a flecha de Cupido atingindo-a quando ele já não se lembrava dela, além do namoro e do casamento subsequente. Por fim, a pintura de Madona mostrava o que Gabriel esperava do futuro. (REYNARD, 2014, p.11)

A Redenção de Gabriel traz uma percepção do quanto os personagens, Julia e Gabriel, se fortificaram, apoiando-se em momentos conturbados, momentos de crises, aprendendo a enfrentar seus tormentos juntos. O final foi previsível mas sem deixar de ser encantador, e tudo acaba com várias lições sobre a fé, a esperança, o perdão, a segunda chance e a transformação que um verdadeiro amor pode fazer.

Eis que surge minha bem-aventurança. (REYNARD, 2014, p.425)
.

E como todo final de resenha dessa trilogia, trago para vocês, mais dois vídeos de algumas das músicas encontradas durante à leitura de A Redenção de Gabriel. The Look Of Love com Diana Krall e Fever que no livro é acompanhado pela interpretação de Paggy Lee, mas no vídeo abaixo está na versão do querido Elvis Presley, que é a minha preferida.





Você pode conferir as outras resenhas dessa trilogia nos links abaixo:

O Inferno de Gabriel
O Julgamento de Gabriel

Espero que tenham gostado da resenha. Deixe o seu comentário sobre o que achou dessa última parte da trilogia.

Bjim!!!
Até a próxima,   

Um comentário

  1. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir