Autora entrevistada: Daniele Nhasser

Saudações livreadores, hoje temos uma entrevista com uma grande escritora brasileira. Daniele Nhasser autora dos livros: "Amor és real" e "Avisada em sonho". Então livreadores, conheçam mais sobre Daniele Nhasser.


1- Daniele quando nasceu sua paixão pela literatura, você se lembra dos livros que marcaram sua infância?

R: Bem, incrivelmente a paixão pelo mundo dos livros não vieram de berço. Meus pais nunca tiveram o hábito de ler, mas ainda assim achavam importantíssimo que eu lesse com frequência, para que eu desenvolvesse uma facilidade. 
Porém, olhando para trás hoje, tudo que fazemos por obrigação se torna chato, e acredito que aqueles livros dados por eles, eu não cheguei a ler com honestidade. 
Então respondendo sua pergunta corretamente, tudo começou quando mudei de escola municipal para uma estadual, (quinta-série) e acabei tendo a sorte de ter uma professora maravilhosa de português que nos levou a grandiosa biblioteca que aquele colégio possuía. 
Logo fiz o cadastro e ela nos deixou escolher o qual quiséssemos, lembro até hoje do título “ A folia de Pilar na Bahia” foi o primeiro livro que li por vontade própria, tinha figuras, e falava de orixás... 
Não me recordo de mais nada da história, apenas me recordo, que naquela biblioteca não sai mais até se formar. Ano foi acabando e ano foi entrando, meu cadastro era renovado, a bibliotecária e a professora de português foram trocadas, e ainda assim a Daniele estava lá quase todos os dias da semana. 
Obras que marcaram muito minha infância ( Bisa Bia Bisa Bel de Ana Maria Machado / O primeiro amor de Laurinha de Pedro Bandeira / Escaravelho do diabo de Lúcia Machado de Almeida) 


2- Você sempre sonhou em ser escritora, quando e como foi que você começou a escrever?

R: Se eu sempre quis ser escritora, é uma ótima pergunta. 
Quando criança brincava na frente de um grande espelho no quarto dos meus pais e tinha um programa de televisão. Quando adolescente sonhava em ser atriz e conhecer e fazer par romântico do Murilo Benício em alguma novela. Vez ou outra me pego sendo dona de uma imensa livraria, ou montada num cavalo galopando com o chapéu na cabeça por um campo verde. 
Já me vi de vestidos longos sem o direito do voto. Já me vi montada em uma moto só com uma mochila nas costas. Já me vi na Disney sendo uma princesa. 
Sim. Sempre quis ser escritora, ser tudo e ao mesmo tempo ser nada. Ser mulheres fracas e ao mesmo tempo fortes como rochas. Ser a traída e aquela que pega o namorado no pulo. Aquela que mata, aquela que é morta... 
Comecei a escrever aos 13 para os 14 anos, a mesma época que comecei a desvendar aquela biblioteca da escola e descobri as poesias de Cecília Meireles, Ferreira Gullar e aquela facilidade deles em rimar palavras, a facilidade deles em criar textos tão curtos e tão expressivos. 
Meus gatinhos de estimação, e a descoberta do primeiro amor, foram as inspirações nessa fase de “meus primeiros escritos”. 

3- Dani nos fale sobre seu primeiro livro lançado “Amor, és Real”quanto tempo durou todo o processo de escrita até ser lançado.

R: Amor,és real conta a história de Mariana uma jovem mineira que teve azar em todos os relacionamentos que propusera a ter. Todos os caras que ela nutriu sentimentos verdadeiros na vida, a iludiu e depois deixou-a ver navios. 

Linda, e de um coração grande, se tornou numa pessoa amarga e sem esperanças. Atualmente todos os pretendentes que surgem ela os põe para correr. Ela acredita que fechar o coração para o amor, é o melhor remédio. Na verdade fechar o coração para um sentimento que não existe, é o melhor remédio. 

Amor, para ela é apenas invenção dos escritores de livros, dos compositores de músicas, e roteiristas de filmes... 

Quando Rodrigo Mello chega a cidade, (a sua verdadeira alma gêmea), Mariana simplesmente não o deixa chegar perto. Ele tem que descobrir uma maneira de provar a ela, que é diferente, que ele é por quem ela tanto sonhava antes de se machucar, - o tal do príncipe encantado, de seu conto de fadas. 

Se o amor realmente chegar saberá que não é mais uma armadilha? 
Amor,és real foi escrito até bem rápido, um mês e meio estava pronto. As revisões que levaram um período mais longo. 

4- A personagem principal do romance tem um pouco de você?

R: Hoje com 6 romances prontos, e 2 em andamento, Mariana sim, tem muito de mim, e ao mesmo tempo, nada. 


Talvez por ter sido a primeira filha ( pois antes de Amor,és real - um romance,- eu só escrevia poesias) ela herdou muito o que eu fui naquele período de escrita. 



Claro que após três anos, do nascimento dela, Daniele amadureceu, talvez vendo meus defeitos expostos naquelas situações, eu me identifiquei além da conta e tive vergonha e resolvi mudar. Não sei, é estranho dizer. Acho que alguém que convive comigo responderia essa pergunta melhor (risos) 


5- Como é a rotina de trabalho, você gosta de escrever ouvindo música ou no puro silêncio?

R: Totalmente no silêncio, tanto que eu me considero morcego, gosto da noite, e durmo de dia. Claro que às vezes uma música é incluída em um determinado pedaço da história, sendo assim, gosto de relê-lo escutando a música escolhida. 


Mergulho na melodia, me ponho na situação, tento passar tudo o que meu coração grita, pois sei que a emoção que sinto naquele segundo, o leitor sentirá no segundo que ler. 







Isso é magia!
6- Daniele como você vê o cenário da literatura brasileira hoje? Muitos escritores estão despontando na literatura nacional e tem algum escritor ou escritora favorita?

R: A literatura brasileira é tão precária, que as vezes dá vontade de chorar e perguntar aos céus: “Por que eu entrei nesse universo?” 
Falta apoio do governo, falta crédito de uma grande editora, falta reconhecimento dos leitores viciados. ( Pois, muitos que tem o hábito de ler, tem preconceito com o que é nacional.) Assim a situação vai andando em passo de lesma, mas tenho fé que verei isso mudar. 
E quando algum colega de profissão, após anos de luta recebe finalmente os aplausos e reconhecimento do público, comprovamos que os sonhos mais improváveis podem se tornar realidade se formos a luta. 
Sobre ter escritores nacionais favoritos a resposta é um grande “SIM”. Através do blog Amantes de Livros, pude conhecer pessoas talentosíssimas, ficaria horas e horas citando nomes. Mas vou citar os que reinam minha estante : Carol Sabar, Samanta Holtz, Leila Rego e Carina Rissi. 

7- Cite também seus escritores internacionais favoritos.

R: Nicholas Sparks é o maioral! (risos) 
Como uma boba romântica ele, não podia ficar de fora, não é? 
Gosto muito também de Stephenie Meyer, Colleen Houck, Kiera Cass, Mafi e Cecelia Ahern. 

8- Você lançou um livro em formato digital “Avisada em Sonho” nos conte um pouco sobre seu novo livro e porque escolheu publicar no formato digital? 

R: Avisada em Sonho é um história totalmente diferente de todas que já escrevi, acredito que é a mais madura e meio até que a favorita,- se uma mãe tiver um filho favorito.(risos) 

Vou deixar aqui para vocês o link do prólogo liberado inteirinho no meu blog, (http://danielenhasser.blogspot.com.br/2014/01/prologo-avisada-em-sonho.html) e o book trailer feito pela Simone Pesci. http://youtu.be/mDfxRR4b4OY

Sobre porque eu escolhi lançar ele em formato digital, foi em razão de muitos pedidos recebidos de leitores adeptos as tecnologias e que costumam ler nos metrôs, ônibus pelo tablet ou celular... 

Mas ainda mantenho o desejo de ver Stella e Thiago reinando também as estantes em formato físico. 

9- Qual é seu conselho para aquelas pessoas que assim como você teve o sonho realizado de publicar um livro.

R: Publicar um livro até que é fácil, sabia? O trabalho começa após tê-lo nas mãos, fazê-lo chegar aos leitores... 
Tem que ter muito amor e fé no que você faz e não desistir nos primeiros obstáculos. 
É de cabeça erguida que se vence uma batalha. 

10- Dani para finalizar cite uma frase favorita sua.

R: E como meus amados Victor e Leo sempre dizem : “Faça algo por amor e o sucesso virá. Sucesso não pode ser objetivo é consequência”

Aos seguidores do site, os que conferiram essa entrevista, obrigada pelo carinho e paciência, sei que falei demais, é que eu amo muito tudo isso!



Com Amor Realista e Sonhos Avisados, Daniele Nhasser


3 comentários

  1. Não conhecia os livros nem a autora, mas adorei a entrevista!
    Assim como ela, Nicholas Sparks também é um dos meus favoritos! hehe
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Te indiquei 2 Tags:
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/2014/01/novidades-parcerias-tag-7-arco-iris.html
    Espero que goste!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. “A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE..
    “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”...

    Parabenizo e homenageio por meio deste a ESCRITORA DANIELE NHASSER e toda equipe pelo lançamento do livro “AMOR ÉS REAL”. Parabéns pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO, realizado neste belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO! O potencial de trabalho de vocês é de grande valor para a comunicação brasileira. Recebam esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos e muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.

    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA- SE ATRAVÉS DELE.”

    DESEJO SUCESSO A TODOS!


    PAULINHO Solução
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    pssolucao@hotmail.com
    Salto/SP

    ResponderExcluir