Ringue Literário: Pretty Little Liars X Gossip Girl

Oi galera, aqui é o Lucas Mendes e hoje, estamos com mais um Ringue Literário. Devo admitir que foi um pouco difícil encontrar livros que eu já li e que são comparados pelos leitores, - além claro, da Saga Crepúsculo com váaarias outras - , mas enfim. Resolvi então, escolher Pretty Little Liars e Gossip Girl que são comparados por possuírem um (quase) mesmo universo. Drama, suspense, segredos e mentiras estabelecem uma relação com ambas as série, então... vamos lá! 







Ficha técnica das séries:

Série: Pretty Little Liars

Autor: Sara Shepard

Editora: Intrínseca 















Série: Gossip Girl

Autora: Cecily von Ziegesar 

Editora: Galera Record















Round 1:  Capas 



O meu gosto por capas é um pouco diferente. Não curto capas onde os personagens dos livros estão expostos, ou seja, quando modelos estão estampados. Creio que assim perde um pouco da essência do livro, nada contra mas preferencialmente eu prefiro as capas ilustradas ou as que contenham um objeto que remete à obra. Enfim, as capas da série Pretty Little Liars é pura ironia, isso é fato! Aquelas barbies todas perfeitinhas com um tom misterioso tem muito a ver com a série e com as personagens em si, creio que foi a própria autora que planejou isso, só pode... Já nas capas da série Gossip Girl, modelos que “simbolizam” os personagens estão estampados. Todos muito glamorosos e bem tipicamente riquinhos do Upper East Side (uau!), porém, como eu havia dito, não gosto muito de capas assim, portanto Pretty Little Liars ganha neste quesito.

Pretty Little Liars 1 X 0 Gossip Girl



Round 2: Narrativa


Ambas as histórias são realmente, surpreendentes! É daquele tipo de livro que você lê em um dia, pois te prende do início ao fim e blá blá blá... Confesso que ambas as séries tem muita coisa em comum; todo aquele drama, o suspense, romance (claro) são bem característicos, porém em Pretty Little Liars, tudo é muito intenso! O drama e o suspense compõe a narrativa do início ao fim e isto é incrível! Só que isso às vezes, cansa o leitor, pois a autora exagera muito no drama em coisas muito triviais, do tipo: OH MEU DEUS, CAIU UM COPO. ISSO SÓ PODE SER UM SINAL. (Todos boquiabertos, musica de suspense, clima sombrio) essas coisas... Claro que eu ilustrei, haha. Mas é mais ou menos assim. Já em Gossip Girl, os personagens são um pouco diferentes, pois vivem um universo similar, porém diferente ao mesmo tempo, entendem? Assim.. Toda a narrativa de Pretty Little Liars, gira em torno das quatro amigas que vivem dramáticas e violentas consequências da morte da Abelha-Raínha, Ali. Esqueci de mencionar, mas a série toda é narrada em terceira pessoa. Já em Gossip Girl, quem narra é a própria blogueira, (que é um gênio <3), ou seja, temos sempre uma visão alheia na narrativa pelo fato da maior fofoqueira do universo ser a contadora da história. Portanto, Gossip Girl ganha de lavada na narrativa! 

Gossip Girl 1 X 1 Pretty Little Liars


Round 3: Personagens 

Os personagens na série Pretty Little Liars são bem fascinantes, isto é fato. Aria, Hanna, Emily e Spencer são garotas completamente misteriosas e, devo admitir que eu gosto bastante da A. Os comentários que ela faz são bem engraçados, haha. Os personagens secundários também são legais, o leitor pode constatar que os pais são bem liberais, então parece que os filhos de dezesseis anos já são super independentes, eu adoro isso. Em Gossip Girl, pra quem acompanha a série de TV e depois lê os livros, ficam chocados! Por que a mudança dos personagens é astronômica! Existem personagens que tem nos livros e que não tem na série de TV e a própria personalidade deles é bem distinta (amo a série de ambas as formas), mas nos livros nós temos uma visão mais ampla dos personagens em si. A Gossip Girl os descreve com destreza e, claro, com humor (sério). Também são muito independentes, seus pais são extremamente liberais, são podre de ricos, e possuem o mundo em suas mãos. O que diferencia da série Pretty Little Liars é que a autora fala abertamente de sexo em Gossip Girl, do contrário da primeira que citei.
Portanto, por gosto pessoal e por amar os personagens riquinhos do Upper East Side, Gossip Girl ganha neste quesito também. 

Gossip Girl 2 X 1 Pretty Little Liars 




Round 4: Cenário 

Eu sempre curto muito este lance de reparar o cenário onde se passa o enredo, isso é mágico. Eu acabo viajando na leitura, haha. Em PLL, nos mudamos para a pequena e luxuosa cidade, Rosewood. Só Deus sabe o quanto eu adoro este lugar, mesmo nunca tendo estado lá. Cidadezinhas pequenas com um tom sombrio e luxuoso me conquista, sério! E parece que todos no lugar escondem um segredo, é incrível! Em Gossip Girl, estamos do outro lado dos EUA, minha amada Nova York. Quem me conhece sabe que eu amo esta cidade com todas as minhas forças, sério. Meu sonho, meu... tudo! E, o leitor explora um lado super glamoroso da cidade e, um lado não tão glamoroso assim. A autora acertou muito nisto! Por que se fosse só na monotonia do mundinho do Upper East Side, seria um pouco chato. É incrível, incrível, incrível! Não consigo imaginar outro cenário para ocorrer a história, se não NY. Portanto, GG também ganha neste quesito! 

Gossip Girl 3 X 1 Pretty Little Liars


E o vencedor deste ringue é: Gossip Girl. Yay! 


Ainda não li todos os livros da série, mas recomendo muito! Pra quem ainda não leu e acompanha a série, pode estranhar um pouquinho e até ficar meio confuso, mas acostuma. A autora é incrível e um gênio. A Gossip Girl é a blogueira mais maluca que existe. (:

Bom, é isso galera, espero que tenham gostado deste Ringue Literário. Não se esqueçam de comentar abaixo séries ou livros que são comparados pelos leitores ou por vocês mesmo. 

Abraços,



9 comentários

  1. Olá.

    Gosto bastante das duas séries, e tenho bastante interesse nos livros, mas gostaria de saber qual ler primeiro... bom, agora já sei.
    Obrigado. ;)

    - Magno Nascimento | Clube das 6 (participações especiais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Que bom, espero ter ajudado!

      Obrigado (:

      Excluir
  2. Olá. Lucas!

    Bom não costumo comentar os posts do blog, mas tive que comentar esse. Estou louca para ler essas duas séries, mas estou pensando em começar com PLL, agora fiquei um pouco em dúvida. Haha
    Mas enfim, ótimo ringue, Lucas!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      As duas séries são ótimas, mas Gossip Girl é mas legal ainda, eu acho! haha.
      Obrigado!

      Beijos

      Excluir
  3. Eu realmente não concordo. Acho que Pretty Little Liars ganha em tudo se comparada a Gossip Girl. Em PLL as coisas são mais intensas e na minha opinião o leitor/telespectador gosta disso. Já em Gossip Girl as coisas são bem mais mornas, e isso pode ser cansativo. Mas cada com sua opinião! Abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAOOO CERTO!!!! Achei muito injusto porque PLL faz voce querer ver o q vai acontecer no proximo episodio, ja,em Gossip Girl, voce fica do tipo quando acaba o episodio "Tanto vejo como nao vejo o proximo episodio" em PLL voce fica "VOU VER AGORA O QUE IRA ACONTECER!!!!!!!!!!!"

      Excluir
  4. Em série, Pretty Little Liars é MUITO MELHOR!
    Não consegui nem assistir o segundo episódio de Gossip Girl de tão chato e sem graça que é.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, Gossip Girl é incrível, des do começo eu me apaixonei pela série, é tão boa, que a única coisa que você sente quando acaba, é uma imensa saudade, pois de fato vc entra na vida deles, e mesmo sem querer, é impossível não amar aquela vida glamurosa e ao mesmo tempo normal, é impossível eu querer explicar, mas realmente é muito incrível essa série, vale muito a pena assistir! PLL, eu até tentei assistir, realmente é bem criativa e emocionante, mas não me deu aquela vontade de assistir mais e mais, apenas eu achei interessante, mas não me prendeu o foco, era algo meio óbvio sobre o que ia acontecer, então eu parei de olhar, mas enfim, talvez possa ter ficado melhor depois de alguns capítulos, mas pelo menos os que eu olhei, não foi algo que me fez ter mais vontade de olhar. Enfim, tudo depende do gosto da pessoa, mas eu concordo com o que foi dito logo assim a sobre as duas, mas, enfim, as duas séries são incríveis, mas como eu já havia dito,tudo depende do gosto...

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu já assisti pelo menos um pouco das duas, mas vou começar falando sobre Gossip Girl, enfim, é um série incrível, agora parando pra pensar, eu nem sei como descrever ela, de tão incrível, des do começo eu me apaixonei por essa série, e mesmo sem querer, você entra na vida deles de uma hora pra outra, e é incrível o que essa série pode fazer você sentir quando você vê que falta poucos episódios pra terminar, você fica se perguntando "mas e depois que acabar, o que vou fazer da minha vida?", rs, bom, eu exagerei um pouco, mas é realmente isso que ela provoca em vc, ela faz vc ficar com saudades mesmo antes de acabar, não sei mais o que falar, mas eu indico demais essa série, só não indico pra quem é ruim pra se desapegar das coisas! Bom, agora em questão a PLL, eu assisti por um bom tempo, mas foi aquela coisa só por olhar mesmo, porque não consegui me involver com os personagens, nem ter aquela vontade imensa de querer saber o que vai acontecer, pelo simples fato que as vezes parecia meio óbvio sobre o que ia acontecer, mas achei ótima tbm, mas não me fez ter mt vontade de olhar, tanto que eu parei de olhar depois de uns 5 episódios, mas enfim, tudo depende do gosto da pessoas mesmo, mas as duas séries são incríveis!

    ResponderExcluir