Do papel para as telas: Em Chamas

Olá, pessoinhas :)

Aqui é a May. E apareci hoje para mais um "Do papel para as telas", que consiste em falar sobre a adaptação cinematográfica de um livro. Desta vez, escolhi um filme que ainda está nos cinemas por aí: da série Jogos Vorazes, Em Chamas.



Dados do livro



Título original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D’Elia
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 413



Dados do filme


 

Título original: The Hunger Games: Catching Fire
Distribuidor: Paris Filmes
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Michael Arndt, Simon Beaufoy
Ano: 2013
Duração: 146 min
No elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Sam Claflin, Jena Malone, Stanley Tucci, Philip Seymour Hoffman, Woody Harrelson


Sinopse: Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) retorna a salvo, depois de ter ganhado o 74º Jogos Vorazes com o colega Peeta Mellark. Vencer significa que eles devem retornar e abandonar sua família e amigos próximos, embarcando na “Turnê da Vitória” nos distritos. No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo que o Presidente Snow prepara a 75ª edição dos Jogos Vorazes (O Massacre Quaternário), uma competição que pode mudar Panem para sempre.



Análise geral

Antes mesmo de assistir ao filme, ouvi diversos comentários de que ele era ótimo, que foi uma das melhores adaptações cinematográficas existentes por aí. E isso tudo foi me causando certa ansiedade. No entanto, eu tentei ignorar todos os comentários e ir assistir ao filme sem nada em mente, para ter condições de fazer a minha própria análise. E assim foi.

São muitas coisas a serem ditas, muitas cenas, muitos detalhes, muitas coisas a comparar, mas tentarei ser breve, fazendo uma análise geral mais enxuta possível...



Diferente do primeiro filme, Jogos Vorazes, este manteve uma fidelidade muito grande ao livro. É possível ouvir saindo da boca dos personagens as frases que você leu. Os detalhes das cenas também foram bem produzidos (eu, por exemplo, que não tenho uma boa memória, me percebia lembrando as cenas que li conforme apareciam na telona, tamanha a fidelidade).

Os efeitos especiais envolvendo os manipuladores dos jogos e as cenas da arena também ficaram bons, em sua maioria. Uma coisa que não poderia deixar de lado também é a atuação dos atores. Tanto Josh quanto Jennifer e Liam interpretaram seus papéis muito bem (só eu acho que o Josh Hutcherson tem um super perfil de Peeta Mellark? Ahahaha). E, além dos principais, todos, sem exceção, fizeram uma ótima atuação (preciso citar que o Lenny Kravitz ficou ótimo de Cinna, também *-*).



Além de tudo isso, a história do segundo filme/livro tem um quê de ação, suspense e aquela coisa toda do “triângulo amoroso” (este a blogueira que vos escreve não vê como uma grande qualidade, rs). Mesmo já tendo lido e sabendo o que vai acontecer, é impossível não sentir as emoções vindas à tona durante o filme... todo o processo anterior à 75ª Edição dos Jogos Vorazes e o Massacre Quaternário, a esperança nascendo na sociedade que vive sob um regime tão autoritário, as cenas na arena, entre todas as demais coisas que vão sucedendo no decorrer da história.

Como nada é perfeito, o filme é um pouquinho longo. São quase duas horas e meia, que devido a todos os detalhes, podem acabar se tornando um pouco “enrolação” para quem aguarda as cenas de ação ou para aqueles que esperam uma conclusão rápida para tudo. Ainda assim, para os mais pacientes (e acostumados com filmes longos) ou aqueles que leram o livro, a trama acaba sendo envolvente e o tempo passando rápido.



Em suma, preciso dizer que o filme foi ótimo. As cenas muito bem feitas. As frases, muito bem adaptadas... Os efeitos, assim como eu já havia presenciado (e gostado) em Jogos Vorazes, permaneceram realmente muito bons.

Agora, para quem já assistiu, resta aguardar ansiosamente a continuação (que, como é uma característica atual, será dividida em dois filmes), esperando que seja uma adaptação tão boa quanto esta foi. Vou ficando por aqui. Esperam que tenham gostado. E não deixem de comentar.

Beijos. E até breve. 

Post da May: http://www.livreando.com.br/search/label/Post%20da%20May

Nenhum comentário :

Postar um comentário