Autor em Destaque: J. K. Rowling

Oii pessoal, hoje é o dia do 'autor em destaque'...
Sempre fico em dúvida de qual autor falar, são tantos autores maravilhosos, mas depois de muito pensar decidi falar sobre a J.K. Rowling, amo muito ela, pois foi depois de ler um livro dela que comecei a amar ler e nunca mais parei. O livro que li foi Harry Potter e o Enigma do Príncipe, eu já tinha assistido todos os filmes que tinham lançado na época, e queria muito saber mais sobre o que iria acontecer nos próximos filmes, por isso comecei a ler o 6º livro. Enfim, vou parar de falar de mim e ir direto ao que importa, descobrir um pouco mais sobre a Rowling.







Nome:Joanne Rowling

Nascimento: 31 de julho de 1965 (48 anos), Yate, Reino Unido

Nacionalidade: Britânica

Gênero Literário: Literatura fantástica









Biografia: 

Joanne Rowling nasceu em julho de 1965, no Yate General Hospital, na Inglaterra. Passou a infância em Chepstow, Gwent, e estudou na Wyedean Comprehensive. Jo deixou Chepstow para estudar na Exeter University, onde obteve um diploma de Francês e Línguas Clássicas; seu curso incluiu um ano em Paris. Após a graduação, ela se mudou para Londres e trabalhou como pesquisadora da Anistia Internacional, entre outros empregos.

A série Harry Potter começou a ser escrita durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King’s Cross, em Londres. Durante os cinco anos seguintes, ela delineou os enredos para cada livro e começou a escrever o primeiro. Em seguida, mudou-se para o norte de Portugal, onde foi professora de inglês como língua estrangeira. Ela casou-se em outubro de 1992 e teve uma filha em 1993. Quando o casamento acabou, Jessica e ela retornaram ao Reino Unido para morar em Edimburgo, onde o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi finalmente concluído. O livro foi publicado pela primeira vez pela Bloomsbury Children’s Books em junho de 1997, sob o nome de J.K. Rowling. O "K", de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos.

Além de ter sido nomeada com a OBE (Ordem do Império Britânico) por serviços à literatura infantil, J.K. Rowling recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião da Honra da França, o Prêmio de Literatura Hans Christian Andersen e fez discursos de formatura na Universidade de Harvard, nos EUA. Ela apoia um grande número de causas beneficentes através de seu fundo beneficente Volant, e é a fundadora da Lumos, uma instituição de caridade que trabalha para transformar a vida das crianças desfavorecidas.

Atualmente J.K. Rowling mora em Edimburgo com o marido e três filhos.




Livros Publicados:
1997 Harry Potter e a Pedra Filosofal; 1998 Harry Potter e a Câmara Secreta; 1999 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban; 2000 Harry Potter e o Cálice de Fogo; 2001 Criaturas Fantásticas e Onde Habitam (sob o pseudônimo Neil Scamander); 2001 Quadribol Através dos Séculos(sob o pseudônimo Kennyworthy Wisp); 2003 Harry Potter e a Ordem da Fênix; 2005 Harry Potter e o Enigma do Príncipe; 2007 Harry Potter e as Relíquias da Morte; 2008 Os Contos de Beedle, o Bardo; 2012 Morte Súbita ; 2013 The Cuckoo’s Calling (sob o pseudônimo Robert Galbraith).



Curiosidades:
  • J. K. Rowling foi a primeira pessoa a tornar-se bilionária apenas com a venda de livros e direitos autorais sobre seus personagens.
  • J. K. Rowling é a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora norte-americana Ophah Winfrey.
  • Antes de chegar às livrarias, o primeiro volume de sua série – Harry Potter e a Pedra Filosofial – foi rejeitado por oito editoras.
  • Em 2006, a revista Forbes elegeu pela primeira vez J. K. Rowling como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo.
  • Se a Rowling estudasse em Hogwarts gostaria de pertencer a grifinória, pois ela valoriza a coragem acima de tudo.
  • Quando tinha 8 anos, J.K. Rowling brincava com Ian e Vikki Potter, seus vizinhos. Eles gostavam de se vestir de bruxos e fazer feitiços de mentirinha
  • A primeira leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma livraria foi um fiasco. Apareceu tão pouca gente que os funcionários tiveram pena de Rowling e ficaram escutando a história também. J.K. tremia tanto que acabava se perdendo no texto.

Eu adoro postar sobre o autor em destaque, pois descubro muitas coisas que eu não sabia, quem iria imaginar que essa grande autora teve tanta dificuldade para publicar seu livro? Isso mostra que não podemos desistir das coisas, mesmo quando surgem vários obstáculos em nosso caminho.

Espero que tenham gostado do post! Quem, assim como eu, ama a Rowling? Tem algum potterhead que acompanha o blog? Não esqueçam de comentar o que acharam do post e o que acham da Jo.

Beijos







Nenhum comentário :

Postar um comentário